Corpo de Bombeiros resgata jiboia em Fortaleza

7 de março de 2022 - 22:09 # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

CBMCE resgate de cobra jiboia

Bombeiros Militares de Maracanaú resgatam jiboia no bairro Presidente Vargas

Corpo de Bombeiros resgata jiboia em Fortaleza. Os bombeiros militares da guarnição do Salvamento 3 da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM), com sede em Maracanaú, recebeu o aviso de uma ocorrência envolvendo animal de grande porte encontrado na cozinha de uma casa no bairro Presidente Vargas, em Fortaleza, fora da Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A guarnição constatou a ocorrência ao chegar ao local indicado, no 14 de fevereiro de 2022, às 16h40. O acionamento ocorreu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

O resgate

De acordo com o subtenente Odair, “tratava-se de uma jiboia de grande porte que estava escondida em uma prateleira na cozinha da casa do solicitante”.

A guarnição passou por uma situação inusitada nessa ocorrência porque alguns populares estavam querendo sacrificar o animal para consumir como petisco. Após uma explicação do comandante da guarnição e seus auxiliares, foi feito o resgate do animal.

A guarnição elaborou o plano de ação e o colocou em execução para resgatar a cobra. Em pouco mais de 15 minutos a operação teve o desfecho desejado: a jiboia foi resgatada.

O réptil estava sem lesões aparentes e foi colocado em liberdade em uma área de proteção ambiental (APA) da região.

CBMCE resgate de cobra

Para o tenente coronel Luiz Claudio, Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar “todas as vidas importam para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Não se deve matar as cobras porque se rompe a cadeia alimentar de várias espécies com a morte das serpentes, aumentando, por sua vez, a população de roedores. Além de contribuir para o controle de roedores, as cobras contribuem também para salvar vidas com a extração de seu veneno”.

Por isso, deixe as cobras vivas. Evite mata-las. Acione o Corpo de Bombeiros Militar. Ligue 193.

A guarnição de Salvamento foi composta pelo subtenente Odair, subtenente Alexandre, soldado Thiago Lima e soldado Fernando Leite.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.