Corpo de Bombeiros em parceria treina Brigada Contra Incêndio

5 de março de 2022 - 14:20 # #

Ascom CBMCE | 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM) - Quartel de Maracanaú

CBMCE Maracanaú Brigada

Bombeiros de Maracanaú em parceria treina Brigada Contra Incêndio

Corpo de Bombeiros em parceria treina Brigada Contra Incêndio. O Treinamento de brigada de incêndio é uma ferramenta fundamental de preservação da vida dos colaboradores de uma empresa. Esse treinamento é obrigatório para empresas cujas peculiaridades variam conforme as normas do Corpo de Bombeiros Militar de cada estado do Brasil.

O subtenente Guedes e o subtenente Carlos Araújo, militares da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM) realizaram nesta quarta-feira, 2 de Março, um treinamento de brigada de incêndio em empresa parceira da nossa OBM. Esse treinamento teve como objetivo principal capacitar os colaboradores da empresa para agirem de maneira correta e segura em casos de incêndios, evitando episódios de agravamento das chamas, pânico e possível risco à integridade física dos demais ocupantes. Além disso, também receberam informes atualizados para prestarem também um atendimento pré-hospitalar de qualidade.

O treinamento de brigada contra incêndio

O comandante do 2° Batalhão de Bombeiros Militar, o tenente coronel QOBM Luiz Cláudio, explica algumas condições necessárias para alguém ministrar um treinamento desse tipo.

“O treinamento de brigada de incêndio deve ser ministrado por especialistas e realizado em conjunto com um grupo de profissionais voluntários da própria empresa, que devem ser preparados para auxiliar no combate às chamas, entre outros procedimentos. Esses profissionais devem se manifestar de maneira espontânea, serem alfabetizados e estarem dispostos a assumir os riscos legais que podem ocorrer ao se envolverem tal atividade”, comenta o tenente coronel Luiz Claudio.

No treinamento de hoje o subtenente Guedes e o subtenente Carlos Araújo ensinaram técnicas que visam:

* A correta utilização dos equipamentos de proteção e equipamentos contra incêndio, inclusive avaliação de extintores e instalações elétricas;
* O correto procedimento de retirada dos ocupantes local do incidente;
* O combate ao fogo;
* Plano de emergência.

Além desses treinamentos, é necessário que a empresa realize simulações periódicas para que os conceitos do treinamento de brigada de incêndio sejam reforçados, o que garante uma maior efetividade em caso de ocorrência de uma situação real.

Vidas alheias e riquezas salvar!