CBMCE – 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento

1 de março de 2022 - 15:39 #

Ascom CBMCE | 2ªCSMar/BBS

CBMCE 2ªCSMar/BBS Caucaia

Guarda-vidas do CBMCE – 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento

Histórico

Criada em 1997, como 1º Sub-Grupamento de Incêndio de Caucaia, subordinado ao 1º Grupamento de Incêndio (1ºGI) passou a ser designada como 2ª Seção de Salvamento Marítimo (SSMAR)-NBM, em virtude da atuação em conjunto na área de combate a incêndio e busca e salvamento aquático, iniciou operacionalmente com um efetivo de 19 homens, a partir do dia 1º de agosto.

A carta de serviços abrange as operações de combate a incêndio, busca e salvamento terrestre e aquático entre outros inerentes a atividade bombeirística à população de Caucaia.

Com a ampliação da unidade, bem como, em virtude das especialidades das diferentes atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros, a então subseção de Salvamento Aquático da 3ª Seção de Bombeiros do 2º Grupamento de Bombeiros (3ªSB/2ºGB) passou ao patamar de 2ª Seção de Salvamento Marítimo (2ª SSMAR), a partir do dia 02 de setembro de 2016, ficando subordinada ao Núcleo de Busca e Salvamento (NBS).

CBMCE - 2ªCSMAR Caucaia

Atualmente esta unidade conta com um efetivo de 31 Guarda-vidas (GV’s), dos quais 2 oficiais e 29 praças, cobrindo uma área que vai do rio Ceará até a lagoa do Cauípe, distribuídos em postos, levando-se em consideração a quantidade de banhistas e o risco de cada local. Conta-se ainda com duas viaturas operacionais que dão o suporte terrestre e duas embarcações destinadas ao atendimento de ocorrências em meio líquido.

Equipamentos e viaturas

Em síntese conta com duas viaturas 4 x 4, quatro quadriciclos, três moto aquáticas e um bote.

Postos de Guarda-vidas (PGV’S)

Dependendo da época do ano e demanda de público, a 2ªCSMar chegar a dispor de até 15 postos de guarda-vidas.

Posto 01 – Leste/Oeste (Somente nos finais de semana e feriados);

Posto 02 – Rio Ceará (Eventual, conforme demanda);

Posto 03 – Icaraí (Diariamente);

Posto 04 – Tabuba/Praia/Lagoa (Eventual conforme demanda);

Posto 05 – Tabuba/Alex  (Eventual conforme demanda);

Posto 06 – Cumbuco/Chico (Diariamente);

Posto 07 – Cumbuco Beach (Diariamente);

Posto 08 – Cumbuco/Tendas (Eventual conforme demanda);

Posto 09 – Cumbuco/Vila dos Pescadores (Diariamente);

Posto 10 – Cumbuco Velas (Eventual conforme demanda);

Posto 11 – Vila Galé (Eventual conforme demanda);

Posto 12 – Cauípe/Natali (Eventual conforme demanda);

Posto 13 – Cauípe/Lagoa (Eventual conforme demanda);

Posto 14 – Cauípe/Praia (Eventual conforme demanda);

Posto 15 – Cristalinas (Eventual conforme demanda).

Balanço

Em 2019 foram realizadas 73.821 prevenções e 68 vidas salvas. Enquanto que em 2020 foram 43.077 prevenções e 69 vidas salvas. Bem como, em 2021 as prevenções somaram 34.226 prevenções e as vidas salvas 41.

As fotografias foram registradas no período pré-pandemia.