CEDEC realiza avaliação de risco de desastre em Sobral

18 de fevereiro de 2022 - 07:27 # #

Ascom CBMCE | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC)

CEDEC realiza avaliação de risco de desastre em Sobral

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza avaliação de risco em Sobral

Na manhã de quinta feira, 17 de fevereiro, a equipe técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), composta pelos agentes 1º tenente Gilvan, 2º tenente Sousa e subtenente Carvalho, esteve presente no município de Sobral para realizar avaliação de risco de desastre, juntamente com o órgão municipal de proteção e defesa civil, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A visita esteve presente nas comunidades da região Serrana do Rosário, distante 20km da Sede municipal, onde os Distritos de Jordão, por meio das comunidades de Santo Hilário, Sítio santo Hilário, São Francisco e Contendas, assim como, a comunidade de Boqueirão dos Ferreiras, no Distrito de Baracho, todos os locais marcados também pela ocorrência de tremores de terra.

De acordo com o tenente coronel Albert, “a presença da equipe da estadual é importante para o fortalecimento das ação municipais de prevenção e mitigação dos possíveis desastres”, esclareceu o Coordenador da CEDEC.

CBMCE CEDEC

O CEMADEN

A atenção para o município de Sobral deve-se ao alerta enviado na manhã de segunda feira, 14 de fevereiro, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). (acesse aqui o alerta do CEMADEN na íntegra)

O alerta trouxe a previsão de risco de movimento de massa em locais específicos do município, localidades dos distritos de Jordão e Baracho. As áreas de risco foram estudadas e mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e servem de subsídio para a elaboração dos alertas enviados pelo CEMADEN.

Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.

CEDEC CBMCE

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) completou 15 anos como órgão responsável pela Defesa Civil do Estado. Em 07 de fevereiro de 2007, através da Lei nº 13.875, em seu artigo 64, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) passou a ser o órgão responsável pelas ações estaduais de defesa civil. Os servidores oriundos de outras secretarias estaduais que já exerciam suas funções profissionais na CEDEC, bem como todos os bens da Coordenadoria passaram então à disposição do CBMCE, de acordo com Decreto nº 28.691de 04 de abril de 2007.

A CEDEC é uma coordenadoria do CBMCE.

CBMCE CEDEC