Corpo de Bombeiros resgata senhor de 78 anos de cacimbão de 25 metros de profundidade

10 de fevereiro de 2022 - 22:29 # # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/3ºBBM - Quartel de Sobral

CBMCE resgata senhor de 78 anos de idade em Groaíras

Bombeiros de Sobral resgatam senhor de 78 anos de cacimbão de 25 metros de profundidade, em Groaíras

Um senhor de 78 anos de idade foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) nesta quinta-feira (10) após cair em um cacimbão de 25 metros de profundidade no Distrito de Santa Cruz, fica no entre o trecho de Groaíras a Malhada Grande, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Groaíras fica 252 km distante de Fortaleza.

De acordo com a 1º tenente Tatiany Ferreira de Oliveira, “um senhor estava pulverizando o quintal de capacete quando pisou no cacimbão fechado e caiu no mesmo a uma profundidade de 25 metros. A vítima foi resgatada consciente e orientada e logo após o resgate uma ambulância já aguardava no local e o conduziu para o hospital da cidade de Groaíras”, relatou a comandante da guarnição de busca e salvamento da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM), com sede em Sobral.

Para o resgate

Para o resgate, o soldado Paz desceu no poço usando um sistema montado com moitões, cabos e mosquetões. Durante o socorro, a vítima esteve consciente e orientada.

O senhor foi colocado no triângulo de resgate e em seguida içada e conduzida pela ambulância da Prefeitura para o Hospital Municipal de Groaíras, onde recebeu o primeiro atendimento médico.

Alerta!

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.

Outros resgates

Em 2021, o CBMCE resgatou 286 vítima sem lesão e 91 com lesão. Enquanto que em 2020, foram resgatados 316 vítima sem lesão e 71, em todo o Ceará.

A guarnição que resgatou o senhor de 78 anos de idade foi composta pelo: 1º tenente Tatiany, sargento Wanderson, soldado Paz e soldado Melo. Somou esforços a ambulância e equipe do Hospital Municipal de Groaíras.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) acionou os bombeiros militares por volta das 18h14 da noite desta quinta-feira (10). Que imediatamente se deslocaram até o local da ocorrência.