Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba em Tabuleiro do Norte

28 de janeiro de 2022 - 15:57 # #

Texto: Capitão Dutra - Ascom CBMCE | 2ªCia/4ºBBM - Quartel de Limoeiro do Norte

Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba em Limoeiro do Norte

Bombeiros de Limoeiro do Norte resgatam vaca de cacimba de 7 metros de profundidade

O Corpo de Bombeiros resgata vaca de cacimba em Tabuleiro do Norte. Mais um resgate de animal realizado com sucesso. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, na manhã desta quinta-feira (27), uma vaca que caiu em uma cacimba seca com cerca de 7 metros de profundidade. Para tanto, foi necessário a intervenção dos bombeiros militares de Limoeiro do Norte para a devida retirada da vaca da cacimba. A missão foi realizada com sucesso e a vaca foi retirada e entregue ao seu responsável, no Sítio Patos, em Tabuleiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará.

Uma guarnição dos bombeiros militares foi acionada por volta das 07h30, por meio do número 193, que recebeu o chamado de uma senhora, informando que uma vaca havia caído em uma cacimba seca de 7 metros de profundidade.

CBMCE resgate de vaca em cacimba

De imediato, os bombeiros da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/4º BBM), com sede na cidade de Limoeiro do Norte, se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate, “chegando no local, foi constatado que o animal se encontrava preso aproximadamente a 7 metro de profundidade em uma cacimba seca”, relatou o comandante do socorro, subtenente Fábio.

O resgate

De acordo com o subtenente Fábio, para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões. “Esse sistema permitiu a descida controlada de um bombeiro militar, que fez uma amarração na vaca, e logo em seguida o seu içamento a terra firme”, relatou.

Após o resgate com sucesso a vaca conseguiu malhar e em seguida ficou de pé, de modo aparente apresentava escoriações e lacerações compatíveis com a queda e foi entregue ao seu responsável.

Recomendação

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados, assim como, as tubulações precisam ser colocadas telas para se evitar situações como essa. Animais e crianças são curiosos e não tem noção do perigo.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Fábio, sargento Gonçalves, soldado Maia, soldado Viana e soldado Moreira.