Corpo de Bombeiros realiza mais uma turma do Surf Salva no Titanzinho
27 de janeiro de 2022 - 10:05 #1ª Companhia de Busca e Salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) #Corpo de Bombeiros realiza mais uma turma do Surf Salva no Titanzinho
Ascom CBMCE | 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS)
Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam mais uma turma do Surf Salva no Titanzinho
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) realiza mais uma turma do Curso de Surf Salva para jovens do Titanzinho, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). O curso se realiza em quatro dias com carga horária de 16 horas / aula, sendo coordenado pelo coronel Claudio Barreto e conta como instrutores, os seguintes Bombeiros Militares, major Chailon, subtenente Amaro, sargento Jairo e soldado Batista.
De acordo com o coronel Claudio Barreto, “o curso iniciou nesta segunda-feira, 24 de janeiro, na Praia do Titanzinho no Bairro Serviluz. São 22 surfistas que em 4 dias terão 16 horas aulas de treinamentos sobre: Como utilizar sua prancha para resgatar afogados e como aplicar os primeiros socorros. Lembrando que os surfistas são exímios conhecedores do mar e parceiros do CBMCE nas Prevenções de Afogamentos, são mais de 6 mil surfistas formados ao longo da existência deste projeto”, informou o coordenador do Curso Surf Salva.
O Conteúdo e Objetivos do Curso
O conteúdo programático aborda o treinamento em salvamento aquático, utilizando a própria prancha de surf, atendimento pré-hospitalar para afogado, onde este surfista que é um atleta e conhece o mar é treinado para abordar e retirar a vítima do mar, podendo utilizar a sua prancha, além dos primeiros socorros.
Prevenção
A nossa preocupação é reduzir o número de afogamentos. O Surf Salva é uma das mais poderosas formas de contribuir. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros. É realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida. Nosso objetivo é ensinar aos surfistas, que estão todos os dias nas praias de nosso litoral junto com os guarda-vidas, as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma podemos passar este aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país.
Breve Histórico
Em meados de 1995 se iniciou no âmbito do Corpo de Bombeiros do Ceará implantado pelo então Capitão Ronald Aguiar que em sua gestão formou 100 surfistas. Em 1998, na época, o 2º tenente Claudio Barreto ativa de modo permanente esta iniciativa com o objetivo de ampliar a cobertura de Guarda-vidas na orla marítima do Ceará. A partir de 2003 o projeto para a ser nominado de Surf Salva e por conta de seus resultados alcançados se torna referencia para alguns estados brasileiros.
“A cada nova turma, nós vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas”, relata o coronel José Claudio BARRETO de Sousa.
Desde 1998, considerando mulheres e homens, formaram-se no projeto, quase 6.000 jovens que contribuem na prevenção e resgate no mar.