Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio em veículo no Cocó
25 de janeiro de 2022 - 17:49 #2ªCia/1ºBBM - Quartel do Mucuripe #Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio em veículo no Cocó
Ascom CBMCE | 2ª Cia/ 1º BBM - Quartel do Mucuripe
Bombeiros do Mucuripe atuam em princípio de incêndio em veículo no Cocó
Uma equipe da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/1ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em um princípio de incêndio em veículo de passeio. A ocorrência foi registrada no bairro Cocó, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.
Por volta de 16 horas, desta terça-feira (25), uma equipe de bombeiros militares foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, a guarnição se deslocou até o local apontado e se deparou com o fogo já debelado pelo proprietário com a ajuda do porteiro do prédio.
De acordo com informações do proprietário, “ao dar partida para ligar o motor do veículo, começou a fumaça e logo iniciou as chamas. Para debelar o incêndio utilizei 03 (três) extintores do sistema preventivo da edificação”, declarou o senhor Alexandre Barbosa.
O veículo sofreu danos no capô e nas borrachas de vedações do motor. A guarnição averiguou a situação e não havia qualquer chance de reignição, inclusive foi desligada a bateria para não haver qualquer possibilidade de curto circuito.
Alerta
Com cada vez mais incidentes de incêndio em condomínios nos últimos anos, por isso a atenção precisa ser redobrada para este item de segurança tão importante no combate ao fogo, os extintores, e, principalmente, ao contratar o serviço de recarga e manutenção.
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser recarregados a cada 12 meses. Já o extintor de CO2 deve ser inspecionado a cada seis meses e recarregado se houver necessidade.
As mangueiras dos extintores são equipamentos que também merecem atenção, mas devem passar por teste hidrostático apenas a cada cinco anos.
Os extintores podem salvar vidas e patrimônios e são equipamentos fundamentais nos princípios de incêndios como este.
Balanço
Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou incêndio em 336 veículos em todo o território estadual. Entre as mais diversas marcas e modelos. O balanço de 2021 é inferior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação apagou incêndio em 412 e 396 veículos, respectivamente.
Vidas alheias e riquezas salvar!