Corpo de Bombeiros resgata gato preso em tubulação de PVC em Maracanaú

Ascom CBMCE | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

Corpo de Bombeiros resgata gato preso em tubulação de PVC em Maracanaú

Bombeiros de Maracanaú resgatam gato preso em tubulação de PVC em Maracanaú

Corpo de Bombeiros resgata gato preso em tubulação de PVC em Maracanaú. Na noite deste sábado (15), um gato entrou na tubulação de PVC de uma residência no bairro Boa Vista, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A guarnição de combate a incêndio chegou ao local às 21h para fornecer apoio ao Salvamento 03, que se encontrava no local. Devido a dificuldade de acesso ao animal, o chefe do Salvamento 03 solicitou apoio da guarnição de combate a incêndio para auxiliar no resgate do gato. Foi empregado um jato de água dentro da tubulação, sem sucesso.

De acordo com o tenente coronel Luiz Claudio, “o plano de ação do incidente deve ser ajustado conforme as condições de evolução da ocorrência, porque todo cenário de sinistro é dinâmico, complexo e de alto risco”, explicou o Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), com sede em Maracanaú.

CBMCE resgate de gato em tubulação

Tendo em vista as condições da ocorrência, as guarnições resolveram quebrar o piso da residência e cortar o cano de pvc para resgatar o gato. Essa segunda manobra teve a aprovação da proprietária da residência.

O gato foi retirado ileso da tubulação de PVC após 40 minutos de trabalho. O gato foi entregue ao seu dono sem lesões, assustado e molhado. Em casos similares, acione o Corpo de Bombeiros Militar com brevidade. Cada minuto conta no resgate de vidas.

Para nós, todas as vidas importam. Ligue 193!

Atuaram na ocorrência os bombeiros militares da guarnição de combate a incêndio composta pelo: tenente Tiago, subtenente, Xavier, subtenente Siqueira e subtenente Lyra. Como também da guarnição de busca e salvamento, sendo composta pelo subtenente Gonzaga, subtenente Ivanildo. cabo Lázaro e soldado Sílvio.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.