15 de janeiro de 2022 - 16:44 # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/1ºBBM - Quartel Central

CBMCE incêndio em edificação industrial

Bombeiros do Quartel Central controlam incêndio em edificação industrial no Carlito Pamplona

Corpo de Bombeiros controla incêndio em Edificação Industrial no Carlito Pamplona. Na manhã deste sábado (15), por volta das 10h36, os bombeiros militares da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/1ºBBM) controlaram um incêndio em edificação industrial no bairro: Carlito Pamplona, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

De acordo com o capitão Danilo Cidreira, “o Corpo de Bombeiros chegou rápido no local, em 3 minutos, em poucos minutos o incêndio foi compartimentado e controlado, onde o combate ofensivo evitou que as chamas se alastrassem, evitando explosão, não houve vítima”. declarou o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

O estabelecimento e combate

O 1º socorro do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) foi a primeira viatura a chegar no local e estabelecer combate, por prevenção, considerando a tipologia da ocorrência, e de modo concomitante foi acionado um trem de socorro, logo em seguida chegou o 2º socorro e a viatura Auto Hidro Químico (AHQ) para combate a produtos químicos, ambas do Quartel Central e uma ambulância tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e uma viatura de busca e salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), além da viatura do coordenador de operações.

No local funciona uma empresa com atividade industrial e comercial de produtos químicos, tendo por atividades principais a fabricação de inseticidas domésticos, produtos pesticidas e produtos de limpeza e detergentes, como atividades secundárias: embalagens de plásticos, artigos domésticos em plástico, artigos de cozinha, de plástico e ácidos inorgânicos e anidridos e outras classificações de acordo com o CNAE (BR 2015), como a fabricação de embalagens de material plástico; fabricação de outros produtos químicos não especificados anteriormente; fabricação de artefatos de material plástico para uso pessoal e doméstico e fabricação de desinfetantes domissanitários.

O incêndio

De modo preliminar, é possível supor que o incêndio iniciou no depósito que fica na parte de trás da loja, em um setor onde se manipula essências oleaginosas que são usados nos produtos químicos. Neste local houve combustão, gerando muita energia térmica. Em 10 minutos, já tínhamos três viaturas no local. O combate ofensivo foi arriscado, pois além das chamas, se constatou um volume considerável de químicos diversos no estoque, como cloro e ácido dentre outros, como também os subprodutos gerados a partir da queima destes gerou muita fumaça, sendo necessário o uso do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA).

Não houve vítima, no entanto, por prevenção, a ambulância tipo resgate atendeu um funcionário, de 27 anos de idade, que no momento do incêndio estava dentro do local trabalhando, porém todos os sinais vitais e a saturação observados estavam dentro dos parâmetros normais.

1ªCia/1ºBBM - Quartel Central

O rescaldo

O rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança.

O combate ao incêndio e o rescaldo duraram cerca de 2h. Foram necessários cuidados além dos usuais por parte dos profissionais por conta da presença de produtos como cloro, amônia e óleos de essências.

O controle do incêndio evitou que o fogo atingisse o depósito com muitos produtos químicos e a parte superior do imóvel, no entanto, toda a parte da loja, um pequeno estoque e parte de um escritório foram consumidos pela chama.

O local permanece isolado para posterior avaliação da estrutura por técnicos da defesa civil, sob os cuidados específicos da proprietária. Houve apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Policia Militar do Ceará para controlar o trânsito e isolar a área.