O Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de jovem em Itapipoca

13 de janeiro de 2022 - 08:13 # #

Ascom CBMCE | 5ªCia/3ºBBM - Quartel de Itapipoca

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de jovem em Itapipoca

Bombeiros de Itapipoca retiram anel preso em dedo de jovem

O Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de jovem em Itapipoca. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel que estava preso no dedo de um jovem de 24 anos de idade, na manhã desta quarta-feira (12), na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

Os bombeiros militares foram acionados pela enfermeira plantonista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada na Rua Esaú Alves de Aguiar, no Bairro: Fazendinha, Itapipoca/CE, para retirar a aliança que estava presa no dedo de um jovem de 24 anos de idade.

De acordo com a vítima, “já havia alguns dias que estava com o dedo inchado, porém, houvera uma piora nas últimas horas, levando-o a procurar atendimento médico”, relatou o jovem Raimundo Edmar de Pontes Júnior.

CBMCE retirada de anel preso

A guarnição de busca e salvamento da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (5ª Cia/3º BBM), com sede em Itapipoca, por volta das 10h40 desta quarta-feira, foi acionada para a ocorrência por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a pedido da enfermeira plantonista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapipoca. Imediatamente, a equipe se deslocou até o endereço da UPA para realizar a retirada da joia que prendia a circulação do dedo do jovem de 24 anos de idade.

De acordo com o 1º tenente William Paulo dos Santos, “para a retirada da joia, uma aliança, do dedo do jovem, foi necessário o uso da mini retifica, que segundo a vítima, já faziam alguns dias que a joia prendia seu dedo”, informou o comandante do socorro.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo do jovem se encontrar inchado e possivelmente ferido, houve o corte do anel, por meio de uma mini retifica.

Todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem desse equipamento, como também nas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Prevenção

O comandante de Bombeiros do Interior (CBI), coronel Anderson Viana, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar.”

Em 2021, foram realizadas 108 retiradas de joias, anel/aliança, enquanto que em 2020, durante todo o ano foram realizadas 110 atendimentos, Em 2019 foram somente 61 ocorrências.

Os Bombeiros Militares da 5ª Cia/3º BBM, que atuaram na ocorrência foram: 1º tenente Willian, subtenente Oliveira, soldado Vidal e soldado Augusto, retiraram a aliança, utilizando uma mini retífica, na própria UPA de Itapipoca.