Corpo de Bombeiros atua em resgate de vítima presa às ferragens em Maracanaú

2 de janeiro de 2022 - 07:56 # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

CBMCE Acidente de trânsito

Bombeiros de Maracanaú atuam em acidente de trânsito na CE 065 em Jaçanau

Corpo de Bombeiros atua em resgate de vítima presa às ferragens de acidente de trânsito em Maracanaú. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma vítima presa às ferragens de um acidente de trânsito, na CE 065, bairro Jaçanau em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Os bombeiros miliares foram acionados ao alvorecer deste sábado (1), por volta das 05h40, pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente se deslocaram para o local.

De acordo com o subtenente Antonio Cleiton Rocha, “ao chegar no local do acidente foi verificado uma colisão frontal entre um veículo de passeio com o muro do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE), onde o carro destruiu quase todo o muro e ficou com os quatro pneus para cima e com seu condutor, um jovem de 26 anos de idade, preso às ferragens”, relatou o comandante do socorro.

CBMCE vítima presa às ferragens

A guarnição que atuou no resgate da vítima presa às ferragens foi a de busca e salvamento 3, da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2ºBBM), com sede em Maracanaú, sendo composta pelo subtenente Cleiton, soldado Paulo David, soldado Carlos e soldado Kayque, na viatura de Auto Salvamento 32 (AS 32).

Kit desencarcerador

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

‘”O kit de desencarceramento é composto por um  01 moto bomba de potencia de 4,0 HP, 01 ferramenta de corte, 01 ferramenta alargadora, 01 cilindro extensor e 02 lances de mangueiras”, informou o subtenente o subtenente Cleiton Rocha, comandante do socorro.

O jovem de 26 anos de idade foi resgatado com a utilização do kit de desencarceramento, mas sofreu graves traumas nos membros inferiores. Foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzido para uma unidade de traumas.

Em síntese, além dos bombeiros militares de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) da guarnição de busca e salvamento 3, somaram esforços na ocorrência o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense (PEFOCE).