Corpo de Bombeiros debela incêndio em sala comercial no Centro de Fortaleza

20 de dezembro de 2021 - 07:22 # #

Ascom CBMCE | 1ªCia/1ºBBM - Quartel Central

Corpo de Bombeiros debela incêndio em sala comercial no Centro de Fortaleza

Bombeiros do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em sala comercial no Centro de Fortaleza

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou, na madrugada desta segunda-feira (20), um incêndio em uma sala comercial no Centro de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) do Estado. Os bombeiros militares da 1ª Companhia (1ª Cia/1º BBM), com sede na Jacarecanga atuaram na ocorrência.

Os militares foram acionados por volta das 23h23 por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para atender a uma ocorrência de incêndio no 2º andar de uma edificação comercial, na Rua Galeria Pedro Jorge com Senador Pompeu. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais.

CBMCE Incêndio Centro

O combate e o rescaldo

De acordo com o comandante do socorro, 1º tenente Cosmo da Silva,” no local, constatamos a veracidade do sinistro, o fogo e fumaça se alastravam por todo o ambiente da sala comercial, no 2º andar, relatou o comandante do socorro.

Contudo, foram armadas duas linhas diretas de ataque com 04(quatro) Mangueiras de 1 1/2″, uma pela escada do prédio e outra por fora, sendo uma ofensiva e a outra defensiva. Na área afetada muita fumaça e fogo, todavia foram utilizadas as técnicas de combate a incêndio urbano e o fogo foi controlado em poucos minutos. O rescaldo foi realizado com o resfriamento das paredes e das demais áreas atingidas. Para o combate e o rescaldo foram utilizados 3 mil litros d’água da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03).

Por prevenção foi acionada mais duas guarnições, uma de combate a incêndio e a escada Magirus mas não foi necessário seu uso. Os danos foram diversos, atingindo a parte elétrica e hidrossanitários, assim como reboco e forro, além de roupas e acessórios, skates e acessórios de skate, e o mobiliário, estantes e um frigobar. O local funciona como loja de venda de skate e acessórios, serviço de colocação de piercing e venda de roupas, blusa e tênis. Apesar da agressividade do incêndio, os bombeiros militares conseguiram conter as chamas que não atingiu totalmente a loja em si, como também outros locais do ambiente comercial. O gerente do local também compareceu no local e pode resgatar documentos e até recursos do caixa.

O rescaldo foi concluído por volta das 2h30 da madrugada e o local foi deixado sob responsabilidade do gestor da Galeria Pedro Borges.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recomenda que ao sair de casa para viajar deve-se desligar o quadro de energia elétrica, bem como o registro do gás de cozinha, assim como, se deve evitar ao máximo deixar quaisquer fonte de energia acesa, no caso de velas, ou objetos em funcionamento ou em carregamento sem supervisão que alguém próximo. No caso comercial, as recomendações são as mesmas.