Corpo de Bombeiros salva quatro vidas de afogamento na Praia do Futuro em Fortaleza

19 de dezembro de 2021 - 20:07 # # #

Ascom CBMCE | 1ª e 2ª CSMar/BBS | 3ªCia/4ºBBM - Aracati

Corpo de Bombeiros salva cinco vidas de afogamento; Uma no Aracati e Quatro na Praia do Futuro em Fortaleza

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam quatro vidas de afogamento; atendem quatro APH; encontram duas crianças; resgatam uma embarcação à deriva e realizam 1.712 prevenções, em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacora

O Corpo de Bombeiros salva quatro vidas de afogamentos em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou quatro vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza, considerando: sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), Praias de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) e Praias de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS)

A 1ªCSMar/BBS que atua na Praia do Futuro realizou 675 prevenções na faixa de areia e realizou quatro resgates de banhistas com vida, em situação de afogamento, Um de Teresina/PI, uma senhora de 40 anos de idade, um de Manaus/AM, um adolescente de 13 anos de idade, um de Juazeiro do Norte/CE, uma senhora de 74 anos de idade e um de Fortaleza/CE, uma senhora de 31 anos de idade, os quatro banhistas grau resgate. Como também dois atendimentos pré-hospitalares (APH), um jovem de 23 anos de idade, natural de Fortaleza/CE que foi atingido por um esporão de uma peixe bagre, após atendimento foi liberado no local e um senhor de 74 anos de idade natural da França, com saturação baixa foi realizada oxigenioterapia e conduzida para um hospital particular por meio de uma ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros.

CBMCE Guarda-vidas Praia do Futuro

Balanço

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “além de salvar quatro banhistas de afogamento, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 1.712 prevenções de afogamentos, quatro atendimentos pré-hospitalares (APH) ao longo dos três últimos dias, sendo dois na Praia do Futuro e dois no Aracati. No Aracati, duas crianças do sexo masculino, uma com 4 anos de idade e natural de Fortaleza/CE e o outro de 7 anos de idade e natural de João Pessoa/PB, ambas foram atendidas, onde uma sofreu um corte abaixo do queixo e a outra queimaduras por caravela-portuguesa. Em Fortaleza, na Praia do Futuro, foram encontradas duas crianças do sexo feminino e entregues aos seus respectivos familiares, ambas bem de saúde, sendo uma criança de 4 anos de idade, natural de Picos/PI e uma criança de 7 anos de idade de Barbalha/CE. E, foi resgatada uma embarcação à deriva, um velejador de Fortaleza/CE. Como também foram utilizadas 12 placas de sinalização ao longo da faixa de areia”, resumiu o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

“O Batalhão de Busca e Salvamento [BBS] viabilizou para essas ações 52 guarda-vidas em 21 postos, além de sete quadriciclos, cinco viaturas quatro por quatro e quatro motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento”, detalhou o oficial de praia da 1ª CSMar/BBS.

CBMCE Queimaduras