Dia do Mergulhador: SSPDS homenageia os bravos guerreiros subaquáticos do CBMCE

18 de dezembro de 2021 - 09:17 # #

Ascom SSPDS | Companhia de Mergulho de Resgate

Sob o lema: “Segurança, Habilidade e Calma”, a Companhia de Mergulho de Resgate (CMR), do Batalhão de Busca e Salvamento (BSB) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), celebrou, no último mês de novembro, o primeiro ano de sua criação. Esses bravos profissionais responsáveis por atuar em atividades e operações subaquáticas, que requerem muita técnica e paciência, recebem uma homenagem especial neste sábado (18), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), data em que se comemora o Dia Internacional do Mergulhador.

A história do mergulho de resgate no CBMCE remonta à década de 80, quando foi implementado o primeiro Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), do Corpo de Bombeiros Militar. O curso teve como base curricular a mesma aplicada no curso de mergulho da Marinha do Brasil, com algumas adaptações e peculiaridades voltadas ao mergulho de resgate em nosso Estado.

Ao longo dos 36 anos de história já foram realizados 14 Cursos de Mergulho Autônomo (CMaut), formando 95 mergulhadores do CBMCE, 11 bombeiros militares do Rio Grande do Norte, seis do Exército Brasileiro, cinco da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cinco de Minas Gerais, quatro da Paraíba, três do Mato Grosso do Sul, dois de Roraima, dois de Alagoas, dois da Bahia, dois do Maranhão, um do Piauí, um da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e um guarda-civil municipal, totalizando 141 mergulhadores de resgate formados no âmbito do CBMCE.

“Toda e qualquer ocorrência em ambiente submerso no âmbito da Segurança Pública é realizada pelos mergulhadores de resgate, seja em uma embarcação que afundou, em busca de objetos de crime ou no resgate de pessoas, sendo essa o maior tipo de ocorrência que atendemos”, destacou o major Francivaldo de Melo Peixoto, comandante da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

Major Melo informou que a CMR já nasceu com a missão de profissionalizar e otimizar as atividades e operações subaquáticas, sempre buscando no conhecimento e nos modernos equipamentos a possibilidade de aumentar a segurança nas ocorrências, que têm por natureza ser insalubres e perigosas. Atualmente, a Companhia conta com 14 bombeiros mergulhadores que atuam em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de auxiliar em atividades no interior do Estado, quando necessário.
Além dos equipamentos necessários para mergulho como cilindros de ar comprimido, nadadeiras e vestimentas adequadas, a Companhia dispõe de duas moto aquáticas, três embarcações – uma de casco rígido (escaler) para ocorrências em rios e dois botes infláveis a motor para o mar.

Curso de Mergulho Autônomo

Depois de quase dois meses de intenso treinamento, cinco bombeiros militares do estado do Ceará, dois bombeiros do estado da Bahia e um bombeiro do estado da Paraíba concluíram, em outubro deste ano, o Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), de 360 horas/aula, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Durante nove semanas, os bombeiros foram submetidos a diversas situações que os testassem de forma física e psicologicamente, tanto dentro como fora da água. As instruções aconteciam em diversos ambientes aquáticos, como piscina, rios, lagoas e comportas. Destaque para as instruções no naufrágio do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, onde os alunos mergulharam em uma profundidade de 32 metros. Eles foram submetidos ainda às instruções de desvencilhamento, onde os bombeiros exploraram locais com muita vegetação, com enganchos, movimentações restritas e confinadas que dificultam a locomoção para aprimorarem as técnicas.

O tenente BM Samuel Nogueira (33 anos), que desde 2015 está na corporação, foi um dos bombeiros militares do Ceará que concluiu essa edição do Curso de Mergulho Autônomo, iniciando com uma turma de 28 alunos e findando com apenas oito participantes. “É um curso de nível técnico bastante elevado, e que requer um bom preparo físico e psicológico. Foi um grande desafio para mim”, destacou o bombeiro militar que também se formou oficial em abril deste ano. “A expectativa é de que realmente eu possa contribuir com o serviço de mergulho e apresentar novas técnicas que aprendemos do curso. Vamos buscar, da melhor maneira possível, mantermos a atividade de mergulho do Corpo de Bombeiros Militar em um patamar que atenda as demandas da sociedade cearense”, acrescentou.

Já o subtenente Jarbas Ferreira (52 anos), que atua no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará desde 1991 e que em breve estará despedindo-se da Companhia de Mergulho de Resgate indo para a reserva, demonstra um sentimento de dever cumprido. “Estou há 30 anos na corporação. Em 2006, fiz o curso de Mergulho Autônomo passando a atuar como bombeiro mergulhador. Durante esses anos de formação, desempenhamos as mais distintas ocorrências tanto em Fortaleza como no interior do Estado. Foram muitas experiências que estamos transmitindo aos novos mergulhadores que estão chegando. Ao longo dos anos, construímos um vínculo muito forte e hoje meu sentimento é de missão cumprida”, ressaltou.