Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de idoso na Messejana

7 de dezembro de 2021 - 09:03 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de idoso na Messejana

Bombeiros da Messejana anel preso em dedo de idoso na Messejana

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de idoso na Messejana, em Fortaleza. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel que estava preso no dedo de um idoso de 64 anos de idade, na tarde desta segunda-feira (6). O caso aconteceu na Rua Padre Pedro de Alencar, bairro: Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) do Estado.

A guarnição de socorro da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (3ª Cia/1º BBM), por volta das 12h20 desta segunda-feira, recebeu no quartel um senhor de 64 anos de idade que pediu ajuda. Imediatamente, a equipe atuou no sentido de retirar a joia que prendia a circulação do seu dedo.

De acordo com o 1º tenente Gilvan, “para a retirada da joia do dedo do idoso foi necessário o uso da mini retifica, que segundo a vítima, já faziam alguns dias que a joia prendia seu dedo”, declarou o comandante do socorro.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo do idoso se encontrar inchado, houve o corte da aliança por meio de uma mini retifica. Após a intervenção, os bombeiros retiram o anel preso no dedo do idoso.

Conforme o 1º tenente Gilvan, “todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem desse equipamento, como também nas unidades operacionais”, informou o oficial. Neste caso específico, a vítima foi atendida em sua residência.

Prevenção

O comandante dos Bombeiros da Capital (CBC), o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar.”

Em 2021, entre janeiro e novembro, foram realizadas 108 retiradas de anel/aliança, enquanto que Em 2020, durante todo o ano foram realizadas 110 atendimentos, Em 2019 foram somente 61 ocorrências.

Corpo de Bombeiros do Ceará explica como agir no caso de joias presas em dedo