Corpo de Bombeiros apaga incêndio em reciclagem na Pacatuba

Ascom CBMCE | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

Corpo de Bombeiros apagam incêndio em reciclagem na Pacatuba

Bombeiros Militares apagam incêndio em reciclagem na Pacatuba

Às 09:48 horas, a guarnição de combate a incêndio da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM) com sede em Maracanaú foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender uma ocorrência de fogo em galpão de reciclagem em Campos do Jordão, na Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24).

Imediatamente, a guarnição se deslocou rapidamente para o teatro operacional com a viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 10 (ABTS 10).

CBMCE incêndio em reciclagem

O combate

A partir do reconhecimento, a guarnição observou que eram necessárias duas frentes de combate aos focos de incêndio para poder enfrentar a situação adequadamente. Havia material combustível suficiente para alimentar as chamas em todo espaço do galpão.

“Solicitamos reforço a Ciops para ampliar nosso poder operacional no local e favorecer o desenvolvimento das ações táticas de combate ao fogo”, informa o tenente coronel Luiz Claudio, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM).

Desse modo, a viatura ABTS 10 foi estabelecida na rua Padre Cícero, conforme definição do Plano de Ação do Incidente. A guarnição iniciou o combate às chamas com uma linha direta.

Com a chegada do ABTS 07, foi montada uma segunda linha direta de ataque ao incêndio para impedir a propagação das chamas para os materiais combustíveis não alcançados pelo incêndio. A viatura foi estabelecida na travessa Santos Dumont. Por conta dos gases gerados na combustão, que são tóxicos, os bombeiros militares utilizaram equipamentos de proteção respiratória autônoma (EPRA).

No local, também tivemos o apoio da viatura Auto Tanque 20 (AT 20), que manteve o abastecimento de água permanente para as viaturas que estavam combatendo o fogo.

Após realização do rescaldo, as guarnições foram desmobilizadas por volta das 12h38 para efetuar o regresso as suas unidades operacionais. As atividades de extinção do incêndio duraram três horas e consumiram 28 mil litros de água. Não houve vítima.

Guarnições mobilizadas

ABTS 10: tenente Lima, subtenente Ximenes, subtenente M. Araújo e soldado Kaique, ABTS07: tenente Alberto, cabo Daniel, cabo Argeu e soldado Quintino e AT 20: tenente Gerson Araújo, subtenente Roberto e sargento Cipriano.