Bombeiros de Maracanaú realizam treinamento com maca tipo berço e amarração francesa

1 de novembro de 2021 - 16:24 # #

Texto e fotografias: B 5 / 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

A guarnição de serviço realizou o treinamento para o uso da maca tipo berço com amarração francesa. É uma amarração utilizada em certas condições para melhor condução da vítima traumatizada.

Essa amarração deve ser selecionada quando se dispõe de poucos cabos da vida para realização da amarração da vítima na maca. Outro critério para adoção da amarração francesa são as lesões musculoesqueléticas nos membros inferiores da vítima, especialmente o fêmur.

“Como nenhum nó, amarração ou volta passa pelo fêmur da vítima, inexistem compressões que possam agravar seu estado geral”, explica o TC Luiz Claudio, Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Assim, pode-se utilizar a amarração francesa para condução da ocorrência de vítimas com trauma de membros inferiores.

Essa amarração requer algumas voltas do fiel, cotes, entrelaçamentos pelo seio e arremates simples. A vítima tem uma fixação à maca e, inclusive, pode ser içada verticalmente.

Por isso, a amarração francesa é rápida e facilita a retirada e o transporte da vítima de locais de difícil acesso, tais como estruturas colapsadas, ribanceiras e barrancos.