Corpo de Bombeiros salva 14 vidas de afogamentos em Fortaleza e Caucaia

24 de outubro de 2021 - 20:49 # # #

Texto: 1º Ten Dutra e Fotografia e vídeo: Cabo Ronaldo Gusmão | Ascom CBMCE

CBMCE - Guarda-vidas PGV 11

Guarda-vidas (GV’s) do Corpo de Bombeiros salvam 14 vidas de afogamentos, dos quais 10 turistas

Corpo de Bombeiros salva 14 vidas de afogamentos em Fortaleza e Caucaia. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de ações de suas equipes de Guarda-Vidas, salvou 14 vidas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza, e Praias de Caucaia, considerando: sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24). A área de atuação para evitar afogamentos e possíveis aglomerações englobou a faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza e Praias de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

A 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) que atua na Praia do Futuro realizou 694 prevenções na faixa de areia e realizou 13 resgates de banhistas com vida, em situação de afogamento, além de criança perdida que foi encontrada e entregue sã e salva aos seus familiares e um choque elétrico.

Somente na Praia do Futuro, das 13 vidas salvas, 10 eram turistas de outros estados, dos quais: 04 de São Paulo, 02 do Distrito Federal, 02 do Pará, 01 do Piauí, 01 do Rio Grande do Sul. Assim como, 03 vidas salvas são do Estado do Ceará.

CBMCE - Guarda-vidas PGV 11

Enquanto que a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS) que atua na área de Caucaia, realizou 259 prevenções e resgatou 1 vida de afogamento na Lagoa do Cauípe, um criança de 05 anos de idade. Após o resgate a vítima estava consciente, orientada e foi entregue a sua mãe e liberada no local. Natural de Fortaleza e reside no bairro Mondubim.

Prevenção

A 2ªCSMar/BBS, neste sábado, 23 de outubro, também atuou na prevenção aquática de um triátlon, sendo uma etapa do Campeonato Cearense de Triátlon Olímpico, onde a parte aquática se realizou na Lagoa do Banana.

CBMCE - 2ªCSMar

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros  estavam presentes para atuar em qualquer eventualidade na parte aquática, realizando prevenção de afogamento e segurança para atletas e banhistas. Foram utilizadas duas motos aquáticas, com piloto, tripulante e apoio em solo.

Balanço Geral

De acordo com o major Chailon Fonteles, “no final de semana, considerando: sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), 14 vidas foram salvas de afogamentos e se realizou 953 prevenções, inclusive de um triátlon na Lagoa do Banana”, destacou os resultados alcançados o comandante da 1ªCSMar/BBS.

Sobre os Guarda-vidas (GV’s)

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de quatro quadriciclos, quatro viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ª CSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE”, relatou o relatou o major Chailon Fonteles.

Corpo de Bombeiros do Ceará dá dicas de como evitar afogamentos