Bombeiro Militar conquista 1º Lugar na Copa do Brasil de Fotografia Etapa Fortaleza

17 de outubro de 2021 - 15:01 # #

Copa do Brasil de Fotografia -Etapa Fortaleza | Fotografias: Cabo Ronaldo Gusmão

Bombeiro Militar conquista 1º Lugar na Copa do Brasil de Fotografia - Etapa Fortaleza

Cabo BM Ronaldo Gusmão conquista 1º Lugar na Copa do Brasil de Fotografia – Etapa Fortaleza

Bombeiro Militar conquista 1º Lugar na Copa do Brasil de Fotografia – Etapa Fortaleza. A Copa do Brasil de Fotografia é um conceito novo e dinâmico de concurso fotográfico. Apesar da modalidade de corrida fotográfica já existir, o clima das corridas de rua que reúnem dezenas de milhares nas ruas do país, não era o mesmo.  o cabo bombeiro militar Ronaldo Gusmão, atualmente lotado na assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) conquistou o 1º lugar na Categoria Mestre.

Cabo Gusmão recebeu a premiação por volta de 11 minutos do vídeo.

O conceito então desde a sua concepção vem juntando o clima de confraternização e frio na barriga das corridas de rua e que não tem em concurso de fotografia, com uma concentração de pessoas na “largada” ao divulgar o tema, o desafio de encontrar o tema e fotografar. Também inspirados nos eventos esportivos, separar por categorias de Light (iniciante) e Expert, e Mobgrafia (exclusivo para pessoas com smartphone) ou seja a prova fica extremamente democrática. E com categorias inclusivas para profissionais de fotografia que não necessariamente são fotógrafos, como editores, modelos e assistentes.

CBMCE Copa do Brasil de Fotografia

O maior desafio da prova é um dos atrativos para o mundo atual: o resultado sair no dia, nenhum concurso o faz. Otimizamos o processo mas mesmo assim há um período de no mínimo duas horas de espera, o que inspirou a incluir no evento apresentação de outras manifestações artísticas (Teatro, Pintura, Música..) de artistas locais incentivado e colocando mais um ponto de integração da Copa do Brasil de Fotografia.

Inspirados em provas de Rally, o evento levará o projeto Zoom no Futuro para as cidades que sediarão as etapas. Dias antes da etapa Fotógrafos vão em escola pública dão pequenas oficinas de fotografia, e os melhores alunos além de receber uma máquina fotográfica irão participar da etapa principal acompanhado por um fotógrafo e assim tendo contato com a fotografia ampliando suas perspectivas já que vão descobrir que profissionalmente no mundo da fotografia não existe apenas o fotógrafo, tem o produtor, assistente, modelo, editor..

Enfim um evento que vem se comprometer com um novo Brasil de novos valores, moderno, sustentável e inclusivo.

Áudio do cabo Ronaldo Gusmão

É o terceiro prêmio de fotografia que o cabo Gusmão logrou êxito, assim como foram: 1° lugar fotografia de comida cocobambu, 2° lugar concurso arquitetura EMI instalação e agora o 1° lugar Copa do Brasil de fotografia – Etapa Fortaleza – Categoria Mestre.