Atendimento Educacional Especializado (AEE) | CMCB estuda síndromes que acometem crianças

2 de outubro de 2021 - 09:49 # # #

Texto e imagens: AEE | CMCB

Atendimento Educacional Especializado (AEE) | CMCB estuda síndromes que acometem crianças. O AEE do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, em 2020, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com um quadro de 15 professoras cedidas pela Secretaria da Educação Básica (Seduc), o CMCB passou a atender 301 crianças com deficiência intelectual, sendo na sua maioria autistas. Os atendimentos se dão no contra turno da escola regular.

Atendimento Educacional Especializado (AEE) | CMCB estuda síndromes que acometem crianças

Atendimento Educacional Especializado (AEE) | CMCB estuda síndromes que acometem crianças

De acordo com o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), ” o AEE | CMCB debateu sobre três síndromes que acometem crianças, X-Frágil, Williams e Tetrapélgica Espástica”, destacou o coronel Zélio Menezes.

Na manhã desta sexta-feira (1), no salão nobre do comando geral do CBMCE a equipe do AEE | CMCB esteve reunida para debater e estudar um pouco mais sobre três síndromes.

AEE | CMCB

Sobre a síndrome do X – Frágil, a professora Silvelena Melo Duarte discorreu sobre o tema.

AEE | CMCB

Sobre a síndrome de Williams, a professora Roberta Sampaio Pinto apresentou o tema.

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Sobre a síndrome da Tetraplegia Espástica, a professora Isabel Cristina Araújo Linhares debateu sobre o tema.

De acordo com a professora Cristina Moraes, “durante o mês de outubro, em todas as sextas-feiras, vamos estudar e apresentar, por meios de seus professores especialistas, algumas síndrome raras, então a importância de se informar e enriquecer nossa apresentação”, frisou a coordenadora do AEE | CMCB.

Professoras do CMCB – AEE

A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art.58, que alterou a LDB). Como modalidade de ensino é transversal a todas as etapas e a outras modalidades, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Inscrita na perspectiva da política de educação inclusiva, essa modalidade preceitua a valorização da diferença como elemento central para o enriquecimento do processo educativo, considerando os alunos conforme suas particularidades e potencialidades, ajudando-os a superar as possíveis barreiras para o seu aprendizado.

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid19) e os decretos de isolamento social, para evitar aglomeração de pessoas e mitigar o risco de contágio, os atendimentos estão acontecendo por meio de atividades realizadas pelos estudantes em casa.

Nesta perspectiva, os professores estão utilizando estratégias de ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota. Estas atividades são encaminhadas aos pais por meio on-line.

Atendimento Educacional Especializado (AEE) | CMCB estuda síndromes que acometem crianças

Além dos professores do AEE | CMCB participaram da iniciativa, o comandante adjunto, coronel Zélio Menezes, do comandante diretor do CMCB, o tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, da tenente coronel Diana Feitosa, do tenente Lino, da professora e coordenadora Cristina Moraes e da Inalba Araújo, lotada na defesa civil.

Vidas alheias e riquezas salvar!