CBMCE participada da primeira reunião presencial da Liga dos Bombeiros

17 de setembro de 2021 - 10:44 # #

Ligabom

CBMCE participada da primeira reunião presencial da Liga dos Bombeiros

realizada na tarde desta quarta-feira, 15, a abertura da primeira reunião presencial do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), com a participação dos Comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados e do Distrito Federal.

O Comandante-geral do CBMDF, Cel Bomfim, compôs a mesa, junto do Presidente da LIGABOM, Cel CBMMG Estevo. O evento teve como objetivo a discussão de pautas essenciais para a regularização do funcionamento da LIGABOM, além da aproximação entre os Corpos de Bombeiros do Brasil com o Ministério da Justiça, a SENASP, a Secretaria de Operações Integradas e a Secretaria de Gestão de Ensino.

Na ocasião, o Secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Cel Alexandre Lucas Alves, ministrou palestra sobre as ações nacionais de Defesa Civil, tirando dúvidas sobre como a secretaria pode cooperar com os Corpos de Bombeiros do país.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), representante do Órgão Central do SINPDEC, é responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres e compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, de forma multissetorial, nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade.

Ao término da palestra, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, Cel Alessandro, prestou os agradecimentos ao Cel Lucas.

A seguir, o Cel Estevo tratou de aspectos relevantes para a regularização do Conselho, além de mencionar brevemente o respectivo Planejamento Estratégico, passando então a palavra ao tesoureiro, Maj CBMMG Gontijo, que tratou da regularização contábil do LIGABOM. O evento foi encerrado após o esclarecimento de dúvidas de alguns dos participantes.

Medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros de Sergipe

Medalha Mérito Nacional dos Bombeiros Militares