CBMCE – Saiba o que fazer se encontrar uma cobra dentro de casa

12 de setembro de 2021 - 08:25 # # #

Texto e fotografias: B5 8 | 1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú

CBMCE - Saiba o que fazer se encontrar uma cobra dentro de casa

Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) resgatam cobra jiboia de telhado de residência

A guarnição do Salvamento 03 da 1ª CIA/2º BBM, Maracanaú, orienta a não tocar no animal e retirar crianças e animais domésticos do local, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). As cobras causam medo, mas em geral não oferecem perigo, desde que não se sentirem ameaçadas. Elas podem ser animais peçonhentos e muitas vezes causam espanto e preocupação.

Foi o que ocorreu em uma residência no Bairro Alto Alegre I, em Maracanaú, na noite desta sexta feira, quando uma cobra foi encontrada dentro de um cômodo da casa.

O Salvamento 03 foi acionado e retirou o animal, que já estava dentro guarda roupa no quarto de uma criança no momento do resgate. A cobra foi recolhida e devolvida ao seu habitat natural.

CBMCE - Resgate de cobra jiboia em residência

“O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

Nessas situações, deve-se ligar para 193 e solicitar a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. Os bombeiros irão recolher o animal e devolvê-lo ao ambiente adequado, evitando perigo às pessoas.

“De um modo geral, a orientação é não tocar nos animais quando estes forem encontrados em estabelecimentos ou casas e retirar crianças e animais domésticos das proximidades para evitar acidentes”, comenta o ST Odair, Comandante do Salvamento 03.

Se o animal for tocado ele se sentirá ameaçado e poderá atacar. Por isso, é importante acionar rapidamente as equipes de emergência pelo número 193.

“Apesar da maioria das cobras não apresentarem riscos, são animais que causam pavor e medo. Por isso, é importante sempre manter contato com os órgãos responsáveis para que façam o procedimento correto, evitando machucar o animal”, orienta o TC Luiz Claudio, Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Em caso de acidentes, como picadas em pessoas ou em animais, o correto é procurar com urgência o atendimento médico hospitalar ou uma clínica veterinária, conforme o caso.

Em 2021, apenas entre janeiro e agosto, 4.504 animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Vidas alheias e riquezas salvar!