CBMCE – Programa de Estágio do Comando de Engenharia recebe turma 2021.2

3 de setembro de 2021 - 10:15 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do CBMCE. Fotografia: Cabo Ronaldo Gusmão/CBMCE.

CBMCE - Programa de Estágio do Comando de Engenharia recebe turma 2020.2

Programa de Estágio do Comando de Engenharia do Corpo de Bombeiros recebe turma 2021.2

CBMCE – Programa de Estágio do Comando de Engenharia recebe turma 2021.2. Ocorreu, na manhã desta quinta-feira (2), no salão nobre do Corpo de Bombeiros do Ceará, a solenidade de acolhimento dos estagiários do segundo semestre de 2021. Os estudantes participarão das atividades inerentes ao Programa de Estágio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), que se encontra em sua oitava edição.

Os onze alunos das mais diferentes graduações (entre elas Engenharia Civil, Mecânica, de Produção, Arquitetura) terão, durante este semestre, farão imersão no sistema de funcionamento do CEPI e trabalharão estudando as Normas Técnicas e legislações, fazendo pesquisa na área, propondo melhorias no processo produtivo e elaborando materiais de estudo e projetos de incêndio. Universidades participantes do programa: FAMETRO, UNIATENEU, UNINASSAU, UNIFOR e FACULDADE ARI DE SÁ.

De acordo com o comandante-geral do CBMCE, “este programa de estágio do Cepi iniciou no ano de 2017.2, na época a estagiária do 8º. Semestre de engenharia civil da Unifor, Mariana Oliveira foi a única aceitar o desafio de fazer estágio numa unidade militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Um desafio para todos nós, pois queríamos mostrar a sociedade acadêmica que o Comando de Engenharia realiza os serviços de fiscalização da segurança contra incêndio e precisava trazer as universidades para essa rotina, precisávamos aproximar a academia da corporação, nasce a ideia de fazer essa junção, Ofertando instruções, orientações sobre normas técnicas, conhecimento sobre linguagem simples, noções de análise de projetos e vistorias técnicas montamos nossa rotina trabalho e hoje iniciamos o acolhimento da 9a turma de estagiários do Corpo de Bombeiros do Ceará, e durante esse semestre repassaremos informações importantes sobre prevenção e segurança contra incêndio a todos os estagiários sempre buscado oferecer um conteúdo técnico, que qualifique ainda mais os futuros engenheiros, arquitetos e demais profissionais que fazem esse grupo”. enfatizou o coronel Ronaldo Roque de Araújo.

“A ideia do nosso Programa de Estágio é dar oportunidade aos alunos de vivenciarem de perto a parte de Engenharia de Prevenção de Incêndio, hoje ainda pouco vista durante a graduação”, ressalta Tenente-Coronel Wagner, comandante do CEPI.

Programa de Estágio do CBMCE

O que é necessário fazer para participar do Programa de Estágio?
O Programa de Estágio do CBMCE faz parte de um convênio da SSPDS com as Instituições de Ensino Superior. Saiba com a coordenação do seu curso se a IES possui convênio com a SSPDS. Semestralmente, a SSPDS envia aos cursos a disponibilidade de vagas. Acompanhe junto com a seção de estágio do seu curso.

Observação: O aluno precisa estar apto a cursar a cadeira de Estágio Obrigatório.