Corpo de Bombeiros resgata jovem de afogamento na Lagoa do Cauipe, em Caucaia

30 de agosto de 2021 - 11:14 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - AsCom/CBMCE

Corpo de Bombeiros resgata jovem de afogamento na Lagoa do Cauipe, em Caucaia

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros resgatam jovem de afogamento na Lagoa do Cauipe, em Caucaia

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou em mais um resgate de vítima de afogamento, em uma praia do litoral cearense. A ação aconteceu na manhã desse domingo (29), por volta das 11h30, na Lagoa do Cauipe, em Caucaia, pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Uma equipe de bombeiros militares foi acionada, por volta das 11h30min desse domingo, pela mãe pela mãe da vítima que informou que seu filho havia desaparecido e que a última vez que o tinha visto era na margem da Lagoa do Cauipe.

Imediatamente, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, o subtenente Valdo e subtenente Saraiva, iniciaram as buscas na lagoa e com cerca de 20 minutos o encontraram submerso, o jovem de 19 anos de idade residente no Bairro Alto Alegre em Fortaleza. Vale salientar que o local onde o mesmo foi encontrado dava entorno de 1,5m de profundidade. Após retirada do jovem da água se iniciou os primeiros socorros juntamente com os socorristas da ambulância de Resgate, Alfa 6 – Resgate 30, com o cabo Leonardo e o soldado Vasconcelos, e logo em seguida fazendo o transporte do jovem para UPA do Pecém.

O jovem estava submerso e foi encontrado no fundo da lagoa próximo as margens numa profundidade de 1,5 m. Aparentemente sem sinais vitais. A partir daí, foi iniciado o protocolo da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), pois a vítima estava sem pulsação. Foi acionado o apoio da viatura da ambulância de resgate do CBMCE, com o material de Técnicas Básicas de Recuperação do Afogado (TBRA), com a máscara pocket e o cilindro de oxigênio, que auxiliaram na ventilação da vítima. Os procedimentos deram certo e a pulsação do jovem retornou e logo em seguida foi feito o seu transporte para a UPA do Pecém.

Além dos guarda-vidas da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) também atuaram os socorristas do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) – Alfa 6 do CBMCE.

Prevenção

O CBMCE orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. É importante que o banhista procure a orientação dos guarda-vidas, que ficam de prontidão nos postos da orla marítima cearense. Eles orientam quais os melhores locais para o banho em segurança e quais áreas de correnteza devem ser evitadas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção, como não deixar que os pequenos entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a substância altera a percepção e a capacidade de discernimento do indivíduo. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros do Ceará deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele corre o risco de se encontrar na mesma situação de uma vítima de afogamento. Procure os guarda-vidas na praia ou ligue para o número 193.