Corpo de Bombeiros resgata vaca de uma cacimba em Limoeiro do Norte

24 de agosto de 2021 - 23:09 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - AssCom/CBMCE

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba em Limoeiro do Norte

Bombeiros de Limoeiro (2ªCia/4ºBBM) do Norte resgatam vaca de uma cacimba de 8 metros de profundidade

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba em Limoeiro do Norte. Na noite desta segunda-feira (23), por volta das 18 horas, os bombeiros de Limoeiro do Norte resgataram uma vaca de uma cacimba de 8 metros de profundidade e cerca de 1 metro de diâmetro. O acionamento se deu pelo número 193 e o fato ocorreu na localidade do Setor S, em Limoeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

De acordo com o cabo Gazzineu, “a guarnição isolou a área devido ao risco de precipitação e foi desenvolvido um sistema de vantagem mecânica para o içamento do animal com a utilização de um tripé, o animal foi resgatado sem ferimentos aparente e devolvido ao seu proprietário”, relatou o comandante do socorro.

Contudo, o resgatista utilizou um sistema independente para acessar a vaca e proceder a amarração da mesma e retornar à superfície antes do resgate do animal. Devido o local não possuir pontos seguros para o “estaiamento” do tripé a equipe utilizou-se das viaturas, fitas, cabos e mosquetões para conferir uma maior segurança para o desenvolvimento da ocorrência.

Os bombeiros militares de Limoeiro do Norte da 2ªCia/4ºBBM que atuaram na ocorrência: cabo Gazzineu, cabo Freitas, cabo Ricardo e soldado Ferreira com o apoio  do reforço operacional: soldado Nairo e soldado Augusto.

Prevenção

“Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros recomenda que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta o cabo Gazzineu Tarso Xavier Flor

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Ano passado (2020), foram 5.217 animais resgatados. Este ano (2021), entre janeiro e julho, foram resgatados 3.955 animais, dos quais 2.563 (65%) na Região Metropolitana de Fortaleza e Capital, enquanto que no interior foram resgatados 1.392 (35%). em todo o Ceará..