CEPI/CBMCE comemora seus 48 anos de bons serviços prestados ao povo cearense

19 de agosto de 2021 - 16:16 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) comemora seus 48 anos de bons serviços

CEPI/CBMCE comemora seus 48 anos de bons serviços prestados ao povo cearense. Na manhã desta quinta-feira, 19 de agosto, foi realizada uma homenagem em alusão ao aniversário do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Estiveram presentes os bombeiros militares que fazem, ou já fizeram parte do efetivo deste comando, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

CBMCE CEPI 48 anos

Além do staff da Cepi, também, prestigiaram a homenagem, o comandante-geral, coronel Ronaldo Roque, o comandante-adjunto, coronel Zélio Menezes, o diretor de planejamento e gestão interna (DPGI), Marcílio Guimarães, o comandante do comando de bombeiros do interior (CBI), coronel Anderson Viana, e o coronel da reserva remunerada Padre Chagas.

De acordo com tenente-coronel Wagner Maia, comandante do Cepi em sua fala versou dos números da CEPI e seus avanços frente aos desafios que a engenharia de segurança contra incêndio impõe, como também, apresentou um certificado de conformidade de 1982 e o comparou com um certificado atual que dispõe de um QR Code e o mostrou ao comandante como a tecnologia evoluiu e tem contribuído com a engenharia de segurança contra incêndio e pânico.

CBMCE Cepi 48 anos

Ao final o comandante recebeu um souvenir do Cepi e o coronel Padre Chagas orou e pediu por bênçãos de sabedoria e proteção por todos aqueles que trabalham pela causa bombeirística e da segurança pública do Ceará.

Competências do CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Whatsapp

Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi)

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram 102,269 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 18.191 foram atendimentos on-line. Em síntese, a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.

Vidas alheias e riquezas salvar!