16 de agosto de 2021 - 12:16 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

CBMCE e Aesp inicia curso de habilitação em vistorias técnicas para bombeiros militares. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (16), Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT) para 25 bombeiros militares do Estado do Ceará. O treinamento, de 80 horas/aulas, visa capacitar seus participantes para atuarem como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) – órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

A aula inaugural aconteceu no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) e foi ministrada pelo tenente coronel Wagner Maia, comandante do CEPI.

“A principal e maior atividade do Corpo de Bombeiros, não só do Ceará, mas eu acredito que dos Bombeiros do Brasil e do mundo, é a prevenção… Normalmente a gente só contabiliza as ocorrências a partir do momento em que elas acontecem, mas grande parte delas, eu tenho certeza, foram evitadas através do serviço da engenharia de segurança contra incêndio… Prevenção é uma atividade operacional!”, destacou o tenente coronel Wagner Maia.

Qualificação profissional e Prevenção de Incêndio

De acordo com o comandante do CBMCE, atualmente, o Cepi conta com aproximadamente 200 profissionais, entre oficiais e praças, que trabalham fazendo vistorias e análise de projetos de prevenção de incêndio. Ele destaca a importância desta capacitação para este segmento bombeirístico. “É uma atividade extremamente técnica e especializada, talvez seja a única função dentro dos bombeiros que independe do posto e da graduação, da função ou do tempo de serviço de onde você está… E os concludentes do curso irão trabalhar exatamente nessa área de vistoria de incêndio, serão vistoriantes do corpo de bombeiros, parte deles aqui na capital e parte no interior do Estado”, pontuou o coronel comandante-geral Ronaldo Roque.

O curso tem previsão de término no dia 27 de agosto e as aulas serão realizadas em uma sala de aula do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. O objetivo é fortalecer a atividade técnica nas unidades do interior do Estado. Neste período, os alunos acompanharão instruções de procedimento administrativo; ética profissional; prevenção em estádios e áreas afins; aparelhos extintores e iluminação de emergência; sistema de hidrantes, sistemas de sprinkler, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, manipulação, utilização e armazenamento de GLP; acesso de viaturas e compartimentação; fogos de artifício e cobertas combustíveis; detecção de fumaça, alarme de incêndio e prática de vistoria, dentre outras disciplinas.

Em síntese, são inúmeros assuntos que envolvem a área técnica e que serão repassados aos nosso bombeiros, buscado assim qualificar mais ainda os serviços do CEPI, fortalecendo a prevenção e a proteção contra incêndio no âmbito do Estado do Ceará.  Atualmente, o CEPI dispõe de 65 Vistoriantes em todo o Estado, e a ideia é capacitar mais profissionais favorecendo a melhoria no atendimento e qualidade dos serviços prestados pelo setor em todo o Estado. Participam da capacitação 22 bombeiros militares dos quartéis de: Itapipoca, Maracanaú, Caucaia, Horizonte, Quixeramobim, Quixadá, Aracati, Tauá e Crateús.