Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio na Praia de Iracema

11 de agosto de 2021 - 17:46 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros atuam em princípio de incêndio na Praia de Iracema

Bombeiros do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) atuam em princípio de incêndio na Praia de Iracema

Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio na Praia de Iracema. Uma guarnição da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/1ºBBM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por volta das 21h16, da noite desta terça-feira (10), para atender uma ocorrência em uma edificação multifamiliar na Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Primeiramente, de acordo com o 1º Tenente Almeida Filho, “chegando ao local, a síndica informou que o princípio de incêndio foi no sétimo andar. No apartamento sinistrado se verificou que o fogo se iniciou na condensadora do ar condicionado localizada na varanda do apartamento”, informou o comandante do socorro.

Conforme relato dos vizinhos presentes no apartamento, ouviram latidos dos cachorros e sentiram o odor e visualizaram a fumaça proveniente de um apartamento no sétimo andar. Imediatamente arrombaram a porta e utilizando extintores de pó químico seco debelaram as chamas.

Como também, retiraram os três cães de pequeno porte do quarto ao lado da condensadora por estar com fumaça.

Como não havia fogo e os cães já se encontravam salvos, coube a guarnição iniciar o rescaldo.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição após o rescaldo. Em suma, após o rescaldo foi implementado o isolamento. O local ficou sob responsabilidade da síndica até a chegada da locatária.

Conforme o 1º Tenente Almeida Filho, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Oficial.

Não houve vítima, somente dano material na condensadora e numa cesta que continha algumas garrafas. O registro de gás e o quadro de energia foram desligados.

Alerta

Apesar de terem conseguido apagar o fogo, o Corpo de Bombeiros do Ceará não recomenda essas iniciativas. Quando o sinistro envolve fontes de energia, por exemplo (eletricidade ou gás de cozinha), sempre que possível, primeiramente devemos cortar a alimentação desta fonte. Onde sugerimos o desligamento do quadro de energia ou desligando o registro do gás respectivamente. Igualmente, devemos estar atentos ao agente extintor a ser utilizado, neste caso, jogar água próximo a um sinistro que envolve energia elétrica, a princípio não é recomendado.

Corpo de Bombeiros atuam em princípio de incêndio na Praia de Iracema

Guarnição

Em síntese, o Corpo de Bombeiros atuou em princípio de incêndio na Praia de Iracema. os Bombeiros da 1ªCia/1ºBBM atenderam a ocorrência na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03).

CBMCE - Bombeirinho