Corpo de Bombeiros presta homenagem a turma do CFSdF de 1991

5 de agosto de 2021 - 11:39 # # #

AssCom/CBMCE

Corpo de Bombeiros presta homenagem ao CFSdF de 1991

Corpo de Bombeiros presta homenagem a turma do CFSdF de 1991. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) presta homenagem ao Curso de Formação de Soldado de Fileira (CFSdF) de 1991. Em 01 de agosto de 2021, esta turma completou 30 anos de formação. Atualmente muitos ainda fazem parte da ativa e alguns da Reserva Remunerada (RR).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

O CBMCE é uma instituição militar orientada com base nos princípios da legalidade, da probidade administrativa, da hierarquia e da disciplina, constituindo-se Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, subordinada ao Governador do Estado do Ceará, sendo organizado em carreira, tendo por missão fundamental a proteção da pessoa, visando sua incolumidade em situações de risco, infortúnio ou de calamidade, devendo cumprimento às requisições emanadas dos Poderes Estaduais.

O Corpo de Bombeiros do Ceará foi oficialmente criado em 8 de agosto de 1925, sob a denominação de Pelotão de Bombeiros, subordinado ao Regimento Policial do Ceará (atual Policia Militar do Ceará (PMCE). Passou a denominar-se Corpo de Bombeiros do Ceará em agosto de 1935, subordinado à então Chefatura de Policia e Segurança Pública, com o efetivo de setenta e seis bombeiros.

Em 1990 adquiriu autonomia da Polícia Militar, passando a dispor de estrutura administrativa e financeira própria.