Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de criança em Baturité

4 de agosto de 2021 - 14:41 # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de criança em Baturité

Bombeiros de Guaramiranga (5ªCia/4ºBBM) retiram anel preso em dedo de criança em Baturité

O Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de criança em Baturité. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel que estava preso no dedo de uma criança de 10 anos de idade, na manhã desta quarta-feira (4). Os bombeiros foram acionados para realizar a remoção do anel na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Baturité, na Rua Nossa Senhora Palma, Centro de Baturité, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

A guarnição de socorro do município de Guaramiranga, 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (5ª Cia/4º BBM), por volta das 9 horas desta quarta-feira, foi acionada para a ocorrência por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, a equipe se deslocou até o endereço da UPA de Baturité para realizar a retirada da joia que prendia a circulação do dedo da criança.

De acordo com o subtenente Guerra, “para a retirada da joia do dedo da criança foi necessário o uso da mini retifica. Segundo sua mãe, fazia 24 horas que a joia, feita de material cirúrgico, prendia a circulação do dedo da criança”, declarou o comandante do socorro.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo da criança se encontrar inchado, houve o corte da aliança por meio de uma mini retifica. Após a intervenção, os bombeiros retiram o anel preso em seu dedo.

Conforme o subtenente Guerra, “todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem desse equipamento, como também nas unidades operacionais”, informou o comandante do socorro. Neste caso específico, a vítima com sua mãe, se dirigiram até a UPA de Baturité que acionou o Corpo de Bombeiros.

Prevenção

O Comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), coronel Anderson Viana, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar.”

Em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 110 ocorrências de retirada de anel/aliança em dedo. Em 2019, foram atendidas 61 ocorrências.

Atuaram na ocorrência, o subtenente Guerra, o cabo Neury, o soldado Bilissan, o soldado Eliezer e o soldado Campos.

Corpo de Bombeiros do Ceará explica como agir no caso de joias presas em dedo