Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio em veículo no bairro Dionísio Torres

3 de agosto de 2021 - 21:56 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) atuam em princípio de incêndio em veículo

Corpo de Bombeiros atua em princípio de incêndio em veículo. A guarnição do 1º Socorro do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM), na noite desta quarta-feira (3), por volta das 19h04 foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para debelar um incêndio em veículo, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Imediatamente a guarnição se deslocou até a Rua Barão de Studart, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Logo depois a guarnição chegou no local, se deparou com um princípio de incêndio em veículo já debelado, onde um funcionário, utilizando dois extintores do sistema preventivo da edificação comercial debelou o princípio de incêndio. Como o veículo se encontrava próximo a outros, foi removido para um local mais distante dos demais.

A partir do hidrante de pavimento da garagem do subsolo da edificação, foi armada uma linha direta com uma mangueira e esguicho de 1 e 1/2 polegadas, para resfriar o motor do veículo que já se encontrava sem chamas.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição após o rescaldo. Em suma, foi implementado o isolamento do local. O carro sinistrado, foi colocado em uma vaga livre, distante de outros veículos, para facilitar sua remoção para uma oficina.

Conforme o 1º Tenente Waldomiro Loreto, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o comandante do socorro.

De acordo com o proprietário do veículo, “dei a partida, o carro funcionou, quando vi faíscas saindo, desliguei o carro mandei a menina sair e já e peguei o extintor e joguei”, relatou o proprietário do VW/Apollo GLS com placa do Eusébio. Não houve feridos e nem houve danos a outros veículos estacionados. Após o rescaldo, o veículo ficou sob guarda do seu proprietário.

CBMCE - Bombeirinho