Corpo de Bombeiros resgata cobra caninana de coqueiro no Trairi

23 de julho de 2021 - 09:27 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata cobra caninana de coqueiro no Trairi. Na noite desta quinta-feira (23), os bombeiros militares de São Gonçalo do Amarante (4ªCia/2ºBBM – Quartel do Pecém) resgataram uma cobra da espécie caninana (Spilotes pullatus) de um coqueiro localizado no estacionamento de uma empresa, no quilômetro 42 da CE 163 KM 42, no Trairi, que assustou os funcionários devido ao seu tamanho e sua coloração amarelada com grandes manchas da cor preta. Na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23).

Corpo de Bombeiros resgata cobra caninana de coqueiro no Trairi

Bombeiros do Pecém (4ªCia/2ºBBM) resgatam cobra caninana no Trairi

A guarnição que resgatou a cobra caninana foi composta pelo: tenente Herbert, subtenente Júnior, subtenente Roney e soldado Oliveira. Imediatamente após o resgate, a cobra foi conduzida ao seu habitat natural na viatura Auto Bomba Tanque 39 (ABT 39). O animal apesar de arisco foi resgatado sem apresentar machucados aparentes.

Sobre a Caninana

A Caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago. Assim como, Caninana – ( do Tupi nacani´na) – significa cabeça em pé. A caninana pode atingir cerca de 3 metros de comprimento e é bastante rápida e ágil. Apesar de ser bastante agressiva, a caninana não é peçonhenta. A cobra resgatada tem cerca de 2 metros de comprimento.

Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas aves. Também é conhecida como arabóia, cainana, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto.

Apesar de ser bastante agressiva, a caninana não é peçonhenta

Após o resgate a cobra Caninana foi devolvida ao seu habitat natural.

Prevenção

O CBMCE alerta a população para não realizar tentativas de captura de animais silvestres, tendo em vista o risco de danos à saúde. Pedidos de resgate devem ser efetuados através do telefone 193, em todo o Estado. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados.

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. No ano passado foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.

Leia Mais

Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras

Vidas alheias e riquezas salvar!