Prevenção – Motociclistas e ciclistas devem ter cuidado com o cerol e linha chilena. Utilizem a antena corta linha.

14 de julho de 2021 - 16:55 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Prevenção - Motociclistas e ciclistas devem ter cuidado com o cerol e linha chilena. Utilizem a antena corta linha.

Prevenção – Motociclistas e ciclistas devem ter cuidado com o cerol e linha chilena. Utilizem a antena corta linha.

Prevenção – Motociclistas e ciclistas devem ter cuidado com o cerol e linha chilena. Utilizem a antena corta linha. Empinar ou soltar pipa, papagaio ou mesmo raia, no caso do Ceará, é uma prática comum de crianças e jovens de todo o mundo. Devido ao isolamento social, medida adotada como prevenção a proliferação da covid-19, os jovens ficaram mais tempo em casa e a ociosidade aumenta. Contudo, não é incomum avistamos nos céus de Fortaleza o colorido das pipas, visto que a brincadeira, que estava um pouco esquecida nos últimos tempo, voltou a fazer sucesso. Todavia, junto com a diversão da atividade aparecem também os acidentes causados pelo uso de linhas cortantes, conhecidas como cerol ou linha chilena.

Primeiros socorros

Acidentes com a linha cortante normalmente atingem a cabeça e o pescoço, onde o mais importante é fazer compressão no local com um pano limpo e ligar imediatamente para o número 193. A vítima deverá ficar imóvel, isso vai contribuir para diminuir a perda de sangue, assim como, se o barbante ainda estiver preso a pessoa, não se deve puxá-lo, pois poderá causar um mal maior.

Pipa e energia elétrica também não combinam

O barbante tratado com o cerol ou mesmo a linha chilena, tornam esta linha cortante condutor de eletricidade. A utilização deste material também pode colocar em perigo a vida daquele que está soltando a pipa. O brinquedo pode cortar as pessoas que correm e disputam quem pegará as pipas desprendidas das linhas que caem. Porém, os perigos do cerol não se limitam a cortar alguém. Ele também é um condutor de energia e se a linha atinge a rede elétrica, quem está empinando a pipa pode morrer eletrocutado. E, se alguém tocar nessa pessoa que estiver sofrendo o choque também será eletrocutado.

Alerta para os Motociclistas e ciclistas, usem a antena corta linha

A atenção especial vai para os motociclistas e ciclistas, pois nesta época do ano, as férias, tem que ser redobrada, como também se recomenda o uso da antena “corta linha” que é um dispositivo acoplado no guidão para prender a linha e assim evitar o contato com o pescoço do motociclista e/ou ciclista e assim preveni-los dos acidentes. Contudo, não são raros os casos de pedestres, motociclistas e ciclistas feridos com as linhas. Infelizmente, até mesmo casos de morte podem ocasionar, em razão desta prática.

Usar linhas cortantes é proibido

O uso do cerol, linha chilena ou quaisquer outro tipo de linha cortante é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso do uso dessas linhas cortantes, por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes.

Portanto lembre-se: O uso de linhas cortantes é crime! 

Dos perigos

O cerol é uma mistura que se põe no barbante que o torna cortante, comumente utilizado para envolver linhas de papagaios ou pipas, no nosso Ceará chamamos de raias. Em razão do potencial cortante desse material, crianças, adolescentes e até mesmo adultos dele se utilizam para cortar as linhas dos colegas, travando uma verdadeira “batalha” em ruas, praças e terrenos baldios, normalmente nos períodos de férias ou nas temporadas de ventos fortes.

O uso dessa substância costuma ser tratado pela polícia como crime. São inúmeros os casos de apreensão do material e encaminhamento de seu dono à Delegacia de Polícia onde se lavra boletim de ocorrência por infração ao artigo 132 do Código Penal: perigo para a vida ou a saúde de outrem.

As pessoas podem sofrer desde cortes simples, como também lesões graves, no caso de amputações e ficarem deformadas pelo resto da vida, assim como, podem até morrer em decorrência de acidentes com linhas cortantes. Os motociclistas são uns dos mais atingidos. Além dos seres humanos, os animais também sofrem devido ao uso dessas linhas. Há relatos, por exemplo, de um cachorro que teve seu rabo amputado depois de ter atendido por uma linha com cerol e de um pássaro que sofreu com um corte em uma das asas.

Vidas alheias e riquezas salvar!