Oficiais do CBMCE concluem curso remoto de projetos contra incêndio e pânico

14 de julho de 2021 - 17:16 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Oficiais do CBMCE concluem curso remoto de projetos contra incêndio e pânico

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta segunda-feira (12), a primeira turma do Curso de Procedimentos de Análise de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CPSCIP). A capacitação que teve duração de quatro semanas aconteceu de forma remota e habilitou 48 novos tenentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para atuar no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi).

A partir de agora, estes profissionais estão aptos para o exercício das atividades definidas na lei 13.556, de 29/12/2004, que confere ao Corpo de Bombeiros o estudo, o planejamento e a fiscalização das exigências que disciplinam a segurança e a proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco no âmbito do Estado.

Os novos oficiais serão distribuídos por diversos quartéis de Fortaleza, Caucaia, Sobral, Aracati, Tauá, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte. “Os oficiais vão poder analisar projetos contra incêndio e pânico em todo o Estado e regularizar edificações acima de 750 metros quadrados ou mais de 03 pavimentos. Boa parte desses tenentes irá compor os quartéis do interior do Estado e, com o conhecimento adquirido poderão realizar as análises e as fiscalizações das edificações daquela região”, explica o coordenador do curso e chefe do setor de Análise de Projeto do Comando de Engenharia do CBMCE, Tenente coronel BM José Silvio Girão Júnior.

O curso, de 162 horas/aulas contemplou em seu conteúdo programático aulas on-line de doutrina de segurança contra incêndio; leitura de projetos de segurança contra incêndio; avaliação, procedimentos administrativos e análise digital de projetos de segurança contra incêndio; medidas de segurança contra incêndio; ocupações e usos especiais; procedimentos para edificações antigas anteriores à lei; sistema de proteção de descargas atmosféricas e pesquisa em segurança contra incêndio e demais conhecimentos fundamentais para o fortalecimento das atividades técnicas do bombeiro militar que irá atuar na doutrina de segurança contra incêndio.

Segundo o Tenente BM Francisco de Araújo Magalhães, aluno do curso, essa formação vem auxiliar e fortalecer o sistema preventivo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. “Tivemos aulas com especialistas na área que atuam dentro do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio que nos trouxeram o que há de mais técnico possível na prevenção de incêndio em edificações, militares altamente capacitados que nos ensinaram o que precisamos saber para analisar projetos de edificações e trazer mais segurança ao cidadão cearense.”, conclui o oficial.

Vidas alheias e riquezas salvar!