Corpo de Bombeiros concluiu mais uma turma do programa de estágio de Prevenção de Incêndio

23 de junho de 2021 - 17:27 # # #

Texto; 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros concluiu mais uma turma do programa de estágio de Engenharia de Prevenção de Incêndio

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio forma nova turma de estagiários

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu, nesta terça-feira (22), as atividades do programa de estágio para estudantes universitários no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI). Abrilhantaram o encerramento, o comandante do CEPI, o tenente coronel Wagner Maia e o comandante adjunto do CBMCE, o coronel Zélio Menezes.

Desde 2017, o Programa de Estágio do CBMCE já formou mais de 120 estagiários na área de engenharia de prevenção de incêndio. Alunos dos mais diversos cursos tiveram a oportunidade de participar. Nesta turma contamos com alunos das graduações de engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia ambiental e arquitetura. Das seguintes instituições de Ensino Superior: Fatene, IFCE, UFC, Unichristus, Unifanor e Unifor.

O Programa

O programa funciona semestralmente e tem carga horária de 16 horas semanais. Os estagiários, além de auxiliarem nos processos existentes no CBMCE, eles têm contato imediato com as atividades bombeirísticas, aprimorando sua graduação com conhecimentos que, por vezes, não são ofertados em suas grades curriculares.

Para participar, é necessário que o aluno esteja em condições de se matricular na disciplina de Estágio Obrigatório, a critério da coordenação de cada curso. Além disso, a instituição de ensino precisa estar conveniada com a Secretara de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na SSPDS são realizados os processos de inscrição e seleção.

O Programa de estágio do CEPI é voltado para os estudantes da graduação que desejam aprimorar seus conhecimentos dentro do Corpo de Bombeiros, conhecer a instituição e desenvolver suas habilidades.

O CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) oferece a oportunidade de aprendizado e aprimoramento profissional dentro dos seus serviços de análise de projetos e vistorias em edificações, além das atividades de prevenção desenvolvidas através da imprensa e da pesquisa científica voltada para mitigar os acidentes causados por incêndios.

Dentre as atividades praticadas durante o estágio, destacamos:

Acompanhamento dos processos de análise e vistorias junto com analistas e vistoriantes;

Estudo de Normas Técnicas e legislação de incêndio;

Participação em eventos promovidos pelo Corpo de Bombeiros (seminários e workshops);

Produção de artigos científicos voltados para a área de prevenção de incêndio;

Elaboração de material para divulgação da prevenção de incêndio.

A Legislação

O estágio está contemplado na Lei Federal 11.788/08 e no Decreto Estadual 29.704/09. Segundo a legislação, são duas modalidades disponíveis: o estágio obrigatório e o estágio não-obrigatório. Atualmente, o CEPI oferece apenas o estágio obrigatório.

Depoimento da primeira estagiária desse programa:

Em 2017, tive a grande oportunidade de atuar como estagiária no setor de análise de projetos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por intermédio da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Lá, encontrei profissionais que me receberam com muita atenção, respeito e com vontade de ensinar.

Tive a grata missão de aprender como funcionam as normas técnicas diretamente da fonte, além de ter como exemplos projetos de alguns dos melhores escritórios do estado.

Com o passar do tempo, conquistei a confiança de meus superiores que, por sempre acreditarem na minha capacidade, me envolviam nos processos de análise.

Passados os 6 meses de estágio, sai do quartel com uma sensação agridoce pela saudade que sentiria e por ter convivido com pessoas tão capacitadas e generosas em compartilhar seu conhecimento.

Atualmente, depois de formada, iniciei minhas atividades como projetista independente, sempre influenciada pela experiência maravilhosa que tive e com o apoio dos profissionais que me inspiraram a entrar nessa área tão gratificante que é a de projetos de segurança.

A Mariana Oliveira é Engenheira Civil e foi a primeira estagiária do programa de estágios do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).