Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de senhora em Itaitinga

21 de junho de 2021 - 08:08 # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de senhora em Itaitinga

Bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) retiram anel preso em dedo de senhora em Itaitinga

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de senhora em Itaitinga. Os bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM)  atuam m uma ocorrência para retirar um anel que ficou preso no dedo de uma senhora. O caso aconteceu na tarde deste domingo (20), no município de Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Por volta das 15h10, a guarnição de Socorro de Horizonte foi acionada para a ocorrência por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente a guarnição da 2ª Cia/2º BBM se deslocou até o Hospital Municipal de Itaitinga, onde a vítima se encontrava.

De acordo com a Enfermeira Denise Raquel, que solicitou a presença dos bombeiros, ” no local há uma senhora com anel preso no dedo, onde não conseguimos fazer a retirada”, relatou a Enfermeira plantonista do Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção.

Conforme o subtenente José Wilson Luciano Monteiro, “chegando ao local se constatou o fato e que a vítima estava com o dedo preso, após a mesma tê-lo colocado forçadamente e não mais conseguido retirá-lo, e após três dias tentando retirá-lo em casa, ela se dirigiu ao hospital onde a equipe de plantão tentou de diferentes maneiras realizar a retirada, porém não obtendo êxito resolveu chamar o Corpo de Bombeiros”, relatou o comandante do socorro.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo da senhora garoto se encontrar inchado, iniciou-se o corte da aliança por meio de uma mini retífica. Após a intervenção, os bombeiros retiram o anel preso no dedo da senhora.

De acordo com a tenente coronel Maria Mônica Pinheiro da Costa, “todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem desse equipamento, como também as unidades operacionais”, informou a comandante da 2ª Cia/2º BBM, Quartel de Horizonte. Neste caso específico, a vítima foi direto ao Hospital Municipal de Itaitinga, que acionou os bombeiros militares.

Atuaram na ocorrência, o subtenente J Wilson, o cabo Célio, o soldado J. Viana e o soldado Lourenço.

Prevenção

Como também, o coronel Anderson Viana, situações como essa são corriqueiramente atendidas nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros, “muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da Corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, primeiramente, quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação que os bombeiros militares deverão atuar”, ressaltou o comandante de Bombeiros do Interior (CBI).

Em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 110 ocorrências de retirada de anel/aliança em dedo. Em 2019, foram atendidas 61 ocorrências.