Corpo de Bombeiros resgata cachorro preso em grade de portão em Fortaleza

19 de junho de 2021 - 20:56 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros resgata cachorro preso em grade de portão em Fortaleza

Corpo de Bombeiros resgata cachorro preso em grade de portão. Mais um final feliz para o resgate de animais no Ceará. Na madrugada deste sábado (19), uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou um cachorro que ficou preso na grade de um portão. A ação aconteceu por volta das 00h45min, na Rua Tebas, no Bairro Siqueira, em Fortaleza, pertencente à Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) do Estado.

A composição foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que recebeu o chamado realizado pelo tutor do animal. Imediatamente, os bombeiros que estavam de prontidão se deslocaram até o endereço informado para fazer o resgate.

O Salvamento

No local, os bombeiros militares se depararam com o cachorro de cinco meses que prendeu a cabeça na grade do portão.

Para o resgate, a guarnição analisou como o cachorro prendeu a cabeça, então foi feito o que se imaginou ter sido o processo reverso, de forma que dois homens (o tutor do animal e um bombeiro) seguraram e suspenderam o corpo, de forma a poder virá-lo de lado o giro necessário, e um bombeiro segurou a cabeça, enquanto outro a protegeu da quina do portão, e o animal foi retirado sem causar danos ao mesmo e nem ao portão.

“Quando o animal encontra-se preso dessa forma, sem conseguir se mover, é necessária a intervenção da equipe dos bombeiros, como também do auxílio dos nossos equipamentos. Com o nosso conhecimento, podemos retirá-lo dessa situação extrema sem machucá-lo”, ressaltou o comandante da guarnição que atuou no resgate, o  subtenente do CBMCE, Edson Souza Fernandes.

A guarnição de busca e salvamento 3, da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM) foi composta pelo subtenente Fernandes, subtenente Fernando, soldado Danrley e soldado David, na viatura de auto salvamento 32 (AS 32).

Outros resgates

Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Já no ano passado, esse número de salvamentos aumentou para 5.217.

Acompanhe as ações do Governo pelo Telegram