Bombeiros atuam em alerta de incêndio, em Maracanaú

12 de junho de 2021 - 19:53 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Bombeiros atuam em alerta de incêndio, em Maracanaú

Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) atuam em alerta de incêndio no Distrito Industrial

Bombeiros atuam em alerta de incêndio, em Maracanaú. A Coordenadoria integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) por volta das 18 horas da noite desta sexta-feira (11), para atender um alerta de incêndio em uma empresa localizada na Avenida Parque Sul, no Distrito Industrial de Maracanaú. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

De acordo com o Senhor Jorge Costa, ” vi uma fumaça, que não sei de onde veio, com odor de borracha queimada, mas não vi fogo”, relatou o solicitante. Imediatamente os bombeiros se deslocaram, em código 3, chegando ao local em 5 minutos. Demais socorros da Região Metropolitana de Fortaleza e adjacências ficaram em alerta.

Prevenção

Conforme o 1º Tenente M Ramos, ” fomos até o local onde os funcionários sentiram o cheiro de queimado e sinal de fumaça, ficava acima do teto de PVC, onde estava a unidade condensadora de ar condicionado, subimos no local com auxílio de uma escada, mas não constatamos sinal de fogo e nem de fumaça”, destacou o comandante do socorro.

Contudo, por prevenção, todo o local foi inspecionado, sendo solicitado que um condicionador de ar que estava apenas ventilando fosse desligado e designado para manutenção.

Como também, o policloreto de vinila, também nominado de cloreto de vinila ou policloreto de vinil, mais conhecido pelo acrónimo PVC (da sua designação em inglês Polyvinyl chloride).

Toda a inspeção foi acompanhada pelo solicitante, Senhor Jorge Costa, porteiro da empresa, como também pela Senhora Fábia Kadu, responsável pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os quadros de energia e disjuntores foram inspecionados mas nada de anormal foi identificado.

Em síntese, Bombeiros atuam em alerta de incêndio, em Maracanaú. A guarnição foi composta pelo 1º Tenente M Ramos, Subtenente Sousa, Soldado Kaique e Soldado Diego Mendes, na viatura Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34).

Como proceder em caso de emergência?

De acordo com o TC Luiz Cláudio Araújo Coelho, ” a qualquer sinal de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número 193″, destacou o comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2ºBBM).

Em suma, é comum as empresas acionarem a Corporação somente quando a brigada é acionada. Contudo, o acionamento imediato da Corporação contribui significativamente para a redução dos danos e prejuízos decorrentes de um incêndio. Ou seja, ao primeiro sinal de emergência, acionar de modo concomitante, tanto os bombeiros como a brigada de incêndio local.

Vidas alheias, riquezas salvar!