CBMCE realiza Curso de Prevenção a Princípio de Incêndio no Hospital Leonardo Da Vinci

1 de junho de 2021 - 09:46 # # # # #

Assessoria de Imprensa - HELV por Débora Morais Buchholz

01 Curso incêndio

Hospital Leonardo Da Vinci recebe Curso de Prevenção a Princípio de Incêndio

Corpo de Bombeiros realiza Curso de Prevenção a Princípio de Incêndio no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). A princípio, na manhã da última quinta-feira (27), gerentes e coordenadores do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), participaram do primeiro curso de prevenção a princípio de incêndio, que foi realizado no auditório da unidade. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Capacitação

Ao todo, 22 profissionais participaram do curso, que foi dividido em duas turmas para respeitar o distanciamento social. O major do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Moisés Gonçalves Rodrigues e o subtenente Francisco Haroldo Lima Filho foram os facilitadores da formação e abordaram os seguintes temas: como reconhecer princípio de incêndio, orientação sobre o uso adequado de extintores de incêndio, tipos de extintores, dentre outros. Os bombeiros são lotados no Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano (CTDH) que realiza capacitação preventiva em instituições públicas.

04 Curso incêndio

Em síntese, para o engenheiro de segurança do trabalho do Helv, Fábio Martins, é muito importante que as pessoas tenham esse conhecimento. “Em algum momento, eles poderão desenvolver comportamentos preventivos para evitar as condições que levam ao princípio de incêndio”.

Tamires Oliveira é enfermeira da educação permanente e também esteve no curso. Para ela, saber diferenciar os focos de incêndio e como utilizar o extintor de incêndio foi de grande relevância. “Outro ponto positivo foi de como manusear o extintor, para muitos pode parecer uma coisa fácil, mas na hora de um incêndio isso é um fator determinante”, explica Tamires.

Tipos de extintor

Para cada situação de incêndio e material em chamas, existe um tipo de extintor. É importante ter conhecimento dessas informações para manipular os equipamentos da forma correta e evitar acidentes ainda piores. Em outros casos, quando há fogo de material elétrico energizado, a água não pode ser usada para o combate às chamas, porque é condutora de eletricidade, podendo aumentar o incêndio. A mesma lógica vale para produtos químicos, como pó de alumínio, magnésio e carbonato de potássio, pois com a água eles reagem de forma a aumentar os riscos.

Conheça os tipos de extintor

Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido e materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.

Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.

Cuidados com o seu equipamento
É necessário cuidar do extintor para que ele não perca sua funcionalidade e precisão, por isso o equipamento não pode ficar exposto às intempéries. Caso isso ocorra, o extintor deve ficar sob proteção de um abrigo, que pode ser metálico, de fibra ou inox. Como medida de garantia de que o equipamento está em ótimo estado, é preciso fazer uma verificação mensal de suas condições externas. Da mesma forma, deve-se observar a limpeza, pressão e validade.