Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2º BBM) comemora 31 anos de bons serviços prestados
23 de maio de 2021 - 09:14 #1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú #Aniversário de 31 anos do Quartel de Maracanaú #cbmce #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) #Governo do Ceará #SSPDS/CE
1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM - Quartel de Maracanaú).
Bombeiros Militares de Maracanaú foram homenageados
Bombeiros de Maracanaú (1ªCia/2º BBM) comemora 31 anos de bons serviços prestados ao povo cearense. O quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará em Maracanaú promoveu uma solenidade militar na manhã dessa sexta-feira (21) em comemoração pelo aniversário de 31 anos da unidade. A iniciativa contou com a presença do coronel comandante-geral Ronaldo Roque, do coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante, diretor de planejamento gestão interno (DPGI), do coronel Anderson Viana, comandante dos bombeiros do interior e do tenente coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante do 2º batalhão de bombeiros militar (2ºBBM) e da tenente coronel Maria Mônica Pinheiro da Costa, comandante da parada.
Homenagem
A princípio é uma prática comum a celebração dos aniversários das companhias. Na ocasião, se presta o devido reconhecimento aos que contribuíram e se destacam por meio de ações edificantes. Este ano o Subtenente Alanio Morais Holanda recebeu a medalha capacete bombeiro militar, a mais alta condecoração da corporação.Assim como, dois parceiros que somam esforços em prol da causa bombeiro militar, também receberam a mesma condecoração, são eles: O senhor Antonio Washington Mendes Farias, gestor de segurança patrimonial da empresa Sumithomo Chemical e o pastor da Igreja Universal, o senhor Rodney Ferreira Amorim.
De acordo com o tenente coronel Luiz Claudio, “ temos procurado nos pautar pela visão do comandante-geral, que é apoiar o interior sem medir esforços, com a finalidade de melhorar a operacionalidade dos serviços e motivar a tropa, como também elevar a autoestima de todos os bombeiros que compõem as companhias e batalhões do interior”, ressaltou o comandante do 2º BBM.
Histórico da Companhia
A princípio, a Seção de Bombeiros do Município de Maracanaú se localiza na Avenida III, S / N – Conjunto Jereissati 1; possui suas origens no antigo Posto de Bombeiros de Maracanaú, Inaugurado em parceria com a Prefeitura Muncipal de Maracanaú, em 17 de maio de 1990. O comandante dos bombeiros na época era o coronel Emilson Ribeito Barbosa. O Prefeito era o Senhor Júlio César Costa Lima.
No decorrer da história, o então Posto de Bombeiros de Maracanaú passa por diversas mudanças de cunho operacional e administrativo, sendo elevado à seção de combate a incêndio ainda nos anos 90, possibilitando, assim, a ampliação do atendimento à comunidade.
Com o crescimento de Maracanaú, tornando-se uma das cidades mais populosas e influentes do Ceará sob o aspecto econômico, o Corpo de Bombeiros amplia ali suas instalações e o número de viaturas e equipamentos, bem como capacita seu efetivo para trabalhar inclusive na área social, onde são atividades lúdicas e sociais dos Projetos Saúde Bombeiros e Sociedade e Jovem Bombeiro Voluntário.
O 1º comandante desta unidade foi o Capitão BM José Ananias Duarte Frota, atual Coronel da reserva remunerada da Corporação.
Com o Decreto Estadual nº 28.562, de 15 de dezembro de 2006, as Seções de Combate a Incêndio passam por uma mudança de nomenclatura, sendo oficializadas como Seções de Bombeiros (SB); assim, a Seção de Combate a Incêndio de Maracanaú, em cumprimento ao referido decreto, a partir de então, passou a denominar-se Seção de Bombeiros (SB).
Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará passa por uma nova estruturação organizacional, instituída através do Decreto nº 32.978/2019, com a mudança, a Seção de Bombeiros de Maracanaú passou a ser denominada 1ª. Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM)