Bombeiros de São Gonçalo do Amarante (4ª Cia/2º BBM) resgatam garrote de poço, no Trairi

23 de março de 2021 - 09:51 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará

Bombeiros resgatam garrote em poço no Trairi

Bombeiros de São Gonçalo do Amarante (4ª Cia/2º BBM) resgatam garrote de poço, no Trairi

Contexto

Bombeiros resgatam garrote de poço no Trairi. Na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

Primeiramente, os Bombeiros Militares de São Gonçalo do Amarante (4ªCia/2ºBBM) por volta das 11h30 da manhã desta segunda-feira (22) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de resgate de animal (garrote). Imediatamente a guarnição se deslocou até o Bairro Vila Campestre, no Município de Trairi/CE.

Bombeiros içam garrote

Estabelecimento e Resgate

Logo depois a guarnição chegou no local. A Guarnição se deparou com um poço de aproximadamente 20 metros de profundidade por 1,5 metro de diâmetro e destampado.

De acordo com o 1º Tenente Flávio Cosmo, “para o resgate foi armado um tripé e utilizado um sistema de multiplicação de força que serviu de apoio para a descida, bem como, ajudou a dividir o peso no içamento do Subtenente Meneses e do garrote”. O resgate se deu em poucos minutos. Apesar do susto, o animal foi resgatado sem estar machucado. A população local contribuiu com o resgate.

“O garrote é fêmea com cerca de 2 anos de idade, tem o nome de Rosinha, sendo da raça: Holandesa e pesa entorno de 250 kg”, destacou sua proprietária.

Desse modo, o garrote é o boi ou a vaca na faixa etária de um à três anos. Também conhecido por novilho, o termo é utilizado  para se referir a um filhote. Existem três tipos de garrotes, os que se desenvolvem em período normal, os que precoces e também os super precoces.

Bombeiros resgatam garrote de poço no Trairi/CE

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Após o resgate foi orientado que fosse colocada uma tampa no poço, bem como,  que o garrote ficasse em local cercado, de modo a prevenir acidentes futuros.

 

A guarnição de serviço da 4ªCia/2ºBBM – Quartel de São Gonçalo do Amarante que atendeu esta ocorrência foi composta pelo 1º Tenente Flávio Cosmo, Subtenente Meneses, Subtenente Martiniano e Cabo Nailton, na Viatura Auto Bomba Tanque 39 (ABT 39).

Vidas alheias e riquezas salvar!