Equipe de Robótica do CMCB é vice-campeã da Iron Cup

1 de março de 2021 - 12:22 #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará participou, nesse fim de semana (dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2021), da Iron Cup, competição internacional de robótica. O CMCB-CE foi representado por duas equipes (ROBÓTICA CMCB e FOGUINHO) na categoria Mini Sumô R/C, que consiste na batalha entre dois robôs remotamente controlados via internet. A disputa tinha como objetivo derrubar o robô adversário da plataforma de combate acumulando duas vitórias em, no máximo, três rounds.

A Iron Cup é um evento que ocorre anualmente em parceria com a Robocore e Inatel. Os competidores participam em diversas categorias: Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini RC e Mini-Hockey. Ao todo, mais de 200 equipes, de 7 países (Brasil, Bolívia, Malásia, México, Filipinas, Índia e Equador) participaram do campeonato esse ano. A competição ocorreu, em sua totalidade, de forma remota.

Como resultado da competição, a equipe ROBÓTICA CMCB chegou até às quartas de finais e a equipe FOGUINHO conseguiu obter a segunda colocação, ganhando de diversas equipes formadas por estudantes universitários, estudantes de cursos técnicos e integrantes de empresas de tecnologia e desenvolvimento.

Perguntado sobre a sua experiência com robótica e no Iron Cup, o estudante Arthur Silvino de Oliveira, líder da equipe ROBÓTICA CMCB, comentou:
– “Ingressei no clube de robótica do CMCB no ano de 2016. Nesse tempo tive a oportunidade de aprender muito sobre a robótica, desde a plaquinha Arduino até sistemas de Internet das coisas. Nas competições buscamos sempre nos preparar com antecedência, sempre montamos nossos projetos visando os melhores métodos, participar desses eventos são oportunidades de conhecer novas culturas, obter conhecimentos e fortalecer a vida acadêmica. A dica que deixo para todos que buscam obter bons resultados na área é sempre se preparar bem conhecendo mais sobre o tema e praticar, pois a prática leva a perfeição”.

Já o líder da equipe FOGUINHO, Otávio Augusto Sousa Abreu, comentou:
– “Foi bem difícil, divertido e emocionante. Nunca havia participado de uma competição assim, gostei muito. É muito bom ter essas aulas de robótica no colégio. Aprendi bastante e gosto dessa área, pretendo continuar treinando e estudando para competir em outras competições e usar pra vida. Nessa competição aprendi a controlar um robô, a ter confiança e percebi que a maioria das equipes eram de universidade, faculdade e professores, além de ser desafiador e meio difícil, é muito divertido e emocionante. Entrei na robótica CMCB no ano de 2019.”

EQUIPE 01 – ROBÓTICA CMCB
NOME DO ROBÔ: Fire
RESULTADO FINAL NA COMPETIÇÃO: QUARTAS DE FINAL
Responsável pela equipe: 1º Ten QOBM Teixeira
Líder da equipe: Arthur Silvino de Oliveira – aluno do 2° ano do CMCB
Demais Integrantes da equipe:
– Mariana Jenniffer Cavalcante de Sousa – aluno do 8° ano do CMCB
– Luiz Guilherme Florêncio de Sousa Silva – aluno do 7° ano do CMCB
– Cecília dos Santos Goes – aluno do 8° ano do CMCB
– Luiza Esther Martins Pessoa – aluno do 2° ano do CMCB

EQUIPE 02 – FOGUINHO
NOME DO ROBÔ: RobotCeará
RESULTADO FINAL NA COMPETIÇÃO: VICE CAMPEÃ
Responsável pela equipe: 1º Ten QOBM Bentemüller
Líder da equipe: Otávio Augusto Sousa Abreu – aluno do 9° ano do CMCB
Demais Integrantes da equipe:
– Carlos Kauãn Moreira de Sousa – aluno do 2° ano do CMCB

Sobre a competição:
A Iron Cup , que faz parte da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, é uma competição que envolve diferentes áreas da robótica em disputas de robôs, dividida em 5 categorias, sendo elas Futebol 2D , Futebol VS, mini Sumô, Sumô LEGO e Follow Line (Seguidor de linha).
O Futebol 2D é um jogo de futebol virtual de dois times rivais que através de uma programação específica realizam as tarefas do jogo, assim como em um jogo real. Já na categoria Futebol VS há a presença de 3 robôs, por time, que jogam o futebol real entre si. Os robôs são autônomos, programados para realizar as jogadas sem a interação com um sistema de controle externo (humano ou máquina).
As categorias mini Sumô e Sumô LEGO possuem regras iguais e gerais a todas as lutas de robô sumô. O que diferencia as categorias é o tamanho e material em que os robôs são construídos. O Sumô LEGO é arquitetado através de um kit LEGO onde o robô não pode ultrapassar 1 kg. No mini Sumô ele poderá ser construído de qualquer material e forma, desde que não ultrapasse ½ kg. Durante a disputa, os robôs devem ser completamente autônomos e não podem sofrem interferência externa. Já a categoria Follow Line (Seguidor de linha) é composta por carros autônomos pré-programados que devem realizar um percurso completo no menor tempo possível.