Corpo de Bombeiros anuncia medidas para atendimento de vistorias e análises de prevenção de incêndio no Ceará

18 de fevereiro de 2021 - 21:44 # # # #

AssCom/CBMCE

.A

Corpo de Bombeiros anuncia novas medidas para atendimento de vistorias e análises de projetos

Contexto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), informa que os atendimentos para realização de vistorias e análises de engenharia de prevenção de incêndios no Ceará serão feitos com agendamento prévio por meio do aplicativo WhatsApp. De tal forma que o atendimento presencial está provisoriamente suspenso em razão das medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19, previstas no Decreto Estadual nº 33.936, de 17 de fevereiro de 2021. As atividades de fiscalização e monitoramento continuam acontecendo com normalidade.

Dessa forma, os atendimentos serão feitos das 9h às 12h e das 13h às 16h, por meio do agendamento pelo WhatsApp (85) 99976-6685. O interessado precisa entrar em contato pelo número e aguardar o atendimento. Após confirmação do agendado, o interessado receberá um e-mail solicitando que envie os documentos e plantas necessárias para seu atendimento.

Certificado de Conformidade Digital

O Corpo de Bombeiros anuncia medidas que disponibiliza à população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a Corporação integra o seleto grupo dos Corpos de Bombeiros do País que eliminaram a necessidade de papéis nesse tipo de procedimento. “Isso proporciona vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, que proporciona maior agilidade no fluxo dos processos, assim como segurança na informação. Assim também, a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo descartados eventualmente”, avalia o tenente-coronel Wagner Maia, comandante do CEPI.

O procedimento virtual abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT), bem como as pranchas do projeto de segurança contra incêndio. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/
Tira-dúvidas

Igualmente, um canal de comunicação via Whatsapp também está disponível para população com o intuito de oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do Fale Conosco, na página do Cepi – Fale conosco – Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (cb.ce.gov.br), onde o interessado solicita os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter e esclarecer informações.

O Cepi

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.

Em síntese, em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram realizados 102.269 processos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Igualmente, desse total, 18.191 processos foram atendidos de forma remota. No ano de 2019, foram feitos 72.570 atendimentos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados.

Vidas alheias e riquezas salvar!