A importância da CIOPS nos atendimentos do Corpo de Bombeiros

AssCom/CBMCE

Sala de despacho Ciops

Contexto

A importância da CIOPS nos atendimentos do Corpo de Bombeiros. A princípio, quando se fala da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), comumente as pessoas vão se lembrar do telefone 190, o conhecido “número da polícia”, assim como o número 193, o também conhecido “número dos bombeiros”. No entanto, por trás desses três dígitos foi criada uma importante estrutura que compõe a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Antes de tudo, a Ciops é regida sobre os pilares da integração. Em 22 de janeiro do corrente ano, a Ciops completou 22 anos de bons serviços prestados ao povo cearense.

Um pouco de História

A Ciops foi inaugurada oficialmente no dia 22 de janeiro de 1999 como parte integrante da SSPDS. Atualmente a Ciops é composta pelos núcleos de Teleatendimento, de Despacho, de Videomonitoramento, de Estatística e de Comunicação. No total, são mais de 23 mil ligações diárias e 12 órgãos integrados nas sedes situadas em Fortaleza. Há também duas células que funcionam nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral. Um destes órgãos integrados é o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A importância da CIOPS nos atendimentos do Corpo de Bombeiros

O que mais se vê da nossa atividade diária é o atendimento imediato às solicitações da população por meio do telefone 193 ou 190. Igualmente, atendemos centenas de ocorrência diariamente. Já tivemos plantões no turno da noite da Ciops/BM com números superiores a 300 atendimentos na área de atuação do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Você já imaginou os filmes de ficção científica, de ação e sequestro? Onde aparecem vários homens trabalhando próximo a grandes telas de led. Com monitores que acessam informações importantes, possuindo um bom contato e proximidade com os outros órgãos. E, numa fração de segundos devemos fornecer a melhor resposta para o cenário que se apresenta.

Com toda a certeza, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a CIOPS é um homem a mais na viatura. De fato, gera mais segurança para a guarnição, acionando ajuda policial em cenários hostis, assim como, melhorando o arcabouço operacional do Bombeiro Militar no local de atendimento. Dessa forma, atua com um olhar diferente e uma visão privilegiada. Como por exemplo, usando as câmeras de monitoramento que dispomos distribuídas por toda Região Metropolitana de Fortaleza, fornecendo em tempo real informações que melhoram as respostas a sinistros.

Em outras palavras, com a CIOPS, o Bombeiro Militar nunca estará só, estamos sempre ao seu lado, estamos sempre aqui zelando pelo maior patrimônio dos Bombeiros Militares, ´´suas vidas´´.

Você já ouviu falar nas profissões mais estressantes?

Há alguns estudos que falam sobre as profissões mais estressantes, Você já ouviu falar disto? A International Stress Management Association (ISMA) relata que o Brasil é o segundo país do mundo com maior nível de stress, perdemos apenas para o Japão. Em princípio, a profissão mais estressante atualmente é a de Operador de Telemarketing e em segundo lugar a de Bombeiro Militar. Sob o mesmo ponto de vista, na CIOPS, o Operador de Telemarketing é Bombeiro  Militar e as vezes atua como controlador de tráfego (auxiliando na melhor rota), de modo que agimos com a interface das profissões mais estressantes do mundo, em alguns situações atuamos nas três simultaneamente, somos verdadeiros Operadores/Controladores e ao mesmo tempo, Bombeiros Militares.

Por isso, a importância da CIOPS nos atendimentos do Corpo de Bombeiros, na Ciops trabalhamos integrados e com interfaces de modo a otimizar o atendimento ao cidadão. Estamos aqui diuturnamente para um atendimento de Excelência da População Cearense e como melhor amigo, um verdadeiro anjo da guarda, dos Bombeiros Militares de plantão.

Texto TC BM Rômulo César Correia Sales – Controlador de Turno BM.

A Ciops e tecnologia

Com investimentos feitos pelo Governo do Estado do Ceará, a Ciops hoje conta com o sistema de videomonitoramento. Em todo o Estado, são mais de 3.300 câmeras que auxiliam no trabalho ostensivo e preventivo. Além disso, a ferramenta tem sido fundamental na realização de cercos inteligentes realizados por intermédio dos operadores da Ciops, que repassam todas as orientações aos policiais militares nas ruas, e tem suas ações acompanhadas por meio de câmeras e também de uma inteligência artificial aplicada ao sistema.

“O diferencial muito grande da Ciops foi a ampliação da tecnologia. No início, nós tínhamos apenas quatro câmeras que monitoravam somente uma parte da Avenida Beira Mar. Chegamos nesses 22 anos ao número de mais de 3.300 câmeras espalhadas por Fortaleza, Região Metropolitana e algumas cidades do interior, todas gerenciadas por nós aqui dentro. Hoje a Ciops não é somente o atendimento de ocorrências, nós temos algo a mais. Ou seja, nós ajudamos também nas investigações e temos todos esse monitoramento de pessoas e de logradouros, bem como outras ferramentas que auxiliam a segurança pública”, destacou o coronel Aristóteles Coelho, que hoje coordena a Ciops.