Bombeiros de Sobral realizam treinamento no Açude Aires de Sousa, Distrito de Jaibaras

27 de janeiro de 2021 - 14:42 # # # #

Bombeiros treinam no Açude Aires de Sousa, em Sobral

Contexto

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) realizam treinamento no Açude Aires de Sousa, do Distrito de Jaibaras, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A princípio, os Bombeiros de Sobral realizaram o planejamento do treinamento que tem por objetivo: Manter o nivelamento técnico de todo o efetivo, para atuação imediata em sinistros diversos, bem como, observar a doutrina preventiva, nos critérios de segurança e proteção individual.

O treinamento

Logo depois do amanhecer desta terça-feira (26), parte do efetivo já se encontrava no Açude Aires de Sousa, onde o tema abordado foi pilotagem de barco em operações de salvamento aquático, normas de segurança, operação e manutenção de primeiro escalão em motores de popa.

Juntamente com o objetivo da instrução que é atualizar o conhecimento prático, evitar acidentes ao bombeiro militar e às pessoas durante deslocamento nos rios e açude da Região, efetivar a direção de embarcação de forma segura, orientar o bombeiro militar a executar ações de direção defensiva com barcos, de modo a preservar a vida do militar e demais embarcações, proporcionando condições técnicas e agilidade nos atendimentos às ocorrências que exijam embarcação. Do mesmo modo foi observado e cobrado a doutrina preventiva.

Conclusão

De acordo com o Major Mardens, “a realização de um treinamento desse tipo é primordial para o atendimento de ocorrências no período chuvoso. Com a capacitação de todo o efetivo, espera-se manter diariamente, bombeiros de serviço aptos a utilizarem as embarcações em possíveis ocorrências de alagamento e buscas aquáticas”, destacou o comandante-adjunto da 1ªCia/3ºBBM.