Bombeiros da 3ªCia/2ºBBM foram acionados para explosão de gás de cozinha, em Caucaia

27 de janeiro de 2021 - 12:36 # # #

Explosão ambiental atinge todo apartamento, em decorrência de vazamento de gás de cozinha

Contexto

A princípio os Bombeiros da 3ªCia/2ºBBM foram acionados para uma ocorrência de explosão de gás de cozinha, em Caucaia, onde a solicitante informou que escutou o barulho do vazamento de gás e saiu de seu apartamento com outra residente e que logo em seguida houve uma explosão e que o gás continua vazando mas que o ambiente não estava pegando fogo. na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

Imediatamente após o acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que se deu por volta das 22h30, da noite desta terça-feira (26), os bombeiros de Caucaia se deslocaram para a Rua Torreon, no Bairro: Potira II, em Caucaia.

Depoimento

De acordo com o Tenente Ricardo Wagner, “chegando ao local, foi verificado que o botijão de gás de cozinha não havia explodido mas sim o ambiente por se encontrar muito gasado e a explosão se deu pela ignição imediatamente a geração de alguma centelha provocada por qualquer movimentação abrupta entre dois corpos duros, ou de um corpo eletrizado, pro exemplo, o arrastar de uma chinela ao solo ou o acionamento do interruptor de tomada”, informou o comandante do socorro.

Prejuízo

A deflagração do ambiente foi forte o suficiente para derrubar todo o forro de gesso, deslocar as telhas de seus lugares, dos ambientes da sala, quarto e cozinha, assim como danificar um liquidificador, um ventilador, um fogão, uma geladeira e um guarda roupas e uma porta veio a cair, em suma, consequências da explosão ambiental em decorrência do vazamento do gás de cozinha.

Do mesmo modo, o Tenente informou que: “deflagração é um processo de combustão subsônica que normalmente se propaga através de condutividade térmica. A deflagração — que se dá a uma velocidade muito rápida mas que fica aquém da velocidade do som”.

A boa notícia

As duas residentes ao perceberem a situação saíram do apartamento que fica em um sobrado antes de serem atingidas pela explosão mas quando a guarnição chegou, eliminou o vazamento do gás de cozinha, que não explodiu e resgatou um cão que ainda estava no apartamento com vida e sem ferimentos aparente.

Enfim, após o rescaldo, a guarnição de bombeiros de Caucaia (3ªCia/2ºBBM) que atendeu a ocorrência foi composta pelo:  Tenente Ricardo Wagner, Subtenente Flávio, Subtenente Aécio, e Soldado Sérgio, na viatura Auto Bomba Tanque 38 (ABT 38).

Ou seja, aproveitando a oportunidade, o Corpo de Bombeiros sugere Prevenção para acidentes domésticos com o gás de cozinha.

Dicas de prevenção de acidentes – Perigo com o gás de cozinha

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) sugere dicas de prevenção de acidentes domésticos com o gás de cozinha.

O Gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como “gás de cozinha”; É Derivado de petróleo, produto perigoso, composto basicamente de propano e butano e Regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Características do GLP “gás de cozinha”.

Incolor, inodoro, não é tóxico, não é corrosivo, não é poluente (na sua queima), alto poder calorífico, sob pressão se liquefaz e é mais denso que o ar.

Por ser inodoro foi acrescentada uma substância orgânica (mercaptana) que produz um odor característico, para ser detectado em caso de vazamento.

Botijão de GLP “gás de cozinha”.

O botijão de gás de cozinha (GLP) é um recipiente de gás muito popular no país; Possuem capacidade de 13 kg de gás, também nominado de P 13, usado basicamente para cozinhar.

Clique Aqui – Prevenção de Acidentes Domésticos com GLP