Bombeiros resgatam sagui e o conduzem ao seu habitat natural, em Quixadá

23 de janeiro de 2021 - 15:05 # # # # # #

Bombeiros Militares do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF) de Quixadá, na tarde deste sábado (23), por volta das 12h40, resgatam sagui que se encontrava na área de serviço de uma residência na Rua São Sebastião, no Bairro: Alto do São Francisco, em Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

Alerta sobre o sagui

Com seu jeito brincalhão, o sagui é um pequeno macaco que encanta adultos e crianças – não por acaso, muita gente decide criá-lo como animal de estimação, que não é recomendável. Para começo de conversa, o sagui é um animal silvestre e não é adaptado ao ambiente doméstico, diferentemente do gato e do cachorro, que evoluíram por séculos até estarem aptos a viver com os humanos. Ou seja, por mais dedicado que o tutor seja, o macaco nunca terá todas as suas necessidades plenamente atendidas no quintal de uma casa.

Veja 4 motivos para não ter um sagui de estimação:

1 – Ele precisa de seus companheiros de espécie

Os saguis têm uma alta capacidade cognitiva e precisa de outros da sua espécie por perto para aprender com eles. Por isso eles vivem em bando e se beneficiam do contato com seus pares – o que, obviamente, não acontece em ambiente doméstico, onde ele tem companhia apenas de humanos por algumas horas.

(Foto: Luiz M. Rocha/VisualHunt)

2 – Saguis se tornam agressivos na vida adulta

Por mais amistoso que seja, quando o macaco atinge a maturidade sexual (por volta dos dois anos de idade), ele fica mais agressivo, principalmente se for macho. Isso acontece por causa de sua necessidade de manter a hierarquia no bando.

Ao viver longe do seu habitat natural e não ter todas as suas necessidades atendidas, o animal acaba vivendo estressado – o que pode deixá-lo ainda mais agressivo. Criado como animal de estimação, ele ainda direciona esse comportamento aos humanos, com mordidas e agressões.

3 – Macacos podem transmitir doenças como a raiva

Dentre as doenças que o sagui pode ter e transmitir estão a raiva, verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia, por exemplo. Quando vivem estressados, eles ficam ainda mais vulneráveis a contrair e transmitir doenças aos humanos – incluindo enfermidades que o animal não encontraria na natureza.

Além disso, o sagui pode trazer doenças que estão presentes apenas na natureza para centros urbanos. pelo menos por quatro motivos: Quando criado em ambiente doméstico, o sagui pode sofrer estresse crônico.

4 – Saguis comem muito e têm uma alimentação variada

Ao contrário do que muita gente pensa, os saguis não comem apenas bananas e frutas. Na verdade, se o animal comer apenas frutas pode acabar desnutrido. Isso porque o macaco é um animal onívoro e de metabolismo rápido, que come muito e na natureza também consome insetos e grãos.

(Foto: Luiz M. Rocha/VisualHunt)

Saguis são animais silvestres

Dito isso, você quer ver um macaco feliz fazendo “macaquice”? Então observe-o na natureza, filme e tire fotos (de longe!). Ele é um animal silvestre e deve permanecer em seu habitat natural. Nunca compre um silvestre para ser animal de estimação.

A guarnição para resgatar o sagui, o entreteu com frutas e depois o conduziu ao seu habitat natural na Unidade de Conservação Monumento Natural os Monólitos de Quixadá que fica no entorno do açude do Cedro, lá tem vários saguis.

A guarnição do BCIF de Quixadá que resgatou o sagui foi composta pelo: 1º Sargento Martiniano, Soldado R. Moreira, Soldado Everton Sousa e Soldado Otton, na viatura de Auto Salvamento 71 (AS 71).

Somos World Animal Protection

Erradicamos o sofrimento desnecessário dos animais.

Influenciamos autoridades para que coloquem os animais na agenda global.

Ajudamos o mundo a entender a importância dos animais para todos nós.

Inspiramos as pessoas a melhorar a vida dos animais.

Movemos o mundo para proteger os animais.

Saiba mais sobre o nosso trabalho como World Animal Protection