Comando dos Bombeiros recebe visita de cortesia da CODES/SSPDS

12 de janeiro de 2021 - 15:13 # # # # #

Na manhã desta terça-feira (12), na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o nosso querido Casarão Vermelho, o novo Coronel Comandante-Geral, o Coronel Ronaldo Roque de Araújo recebeu a visita da Coordenadoria de Defesa Social (CODES) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na oportunidade, além dos votos de sucesso e boas vindas, a CODES aproveitou para apresentar o calendário de reuniões de integração comunitária das Área Integradas de Segurança (AIS) e solicitar a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) nos seminários on-line e lives dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, mais conhecidos pela sigla CCDS, por meio do apoio nestas iniciativas, alinhando estratégias e somando esforços por uma cultura prevencionista e de paz.

Participaram na reunião o Coordenador da CODES, o Tenente-Coronel Aguiar, a Orientadora da Célula de Intersetorialidade Institucional, Bárbara Jota e o Tenente- Coronel Barreto.

Os CCDS são geridos pela Coordenadoria de Defesa Social (CODES) da SSPDS e têm como foco prioritário o fortalecimento dos laços de cooperação entre as comunidades e os órgãos responsáveis pela segurança pública. A criação de cada CCDS envolve um amplo processo de mobilização, sensibilização e estruturação comunitária, ensejando o desenvolvimento de diversas ações em prol da coletividade. “Os conselhos representam uma franquia social especial, com atribuições e vocações diferentes, e têm formas diversas de impactar na segurança pública e na cultura de paz. Eles têm a mesma estruturação e são coordenados pela SSPDS, através do Codes”, comenta o tenente-coronel Aguiar.

Funcionamento dos CCDS

Hoje, são quase 200 conselhos ativos no Ceará, com representantes em todas as 22 Áreas Integradas de Segurança do Estado. Eles estão divididos na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado. Outros conselhos espalhados em todas as regiões do Estado estão em processo de estruturação para serem inseridos no conjunto de iniciativas relacionadas ao movimento da segurança participativa, com o propósito de estabelecer parcerias proativas entre povo e as forças de segurança do Estado.

Periodicamente os conselhos se reúnem para tratar de assuntos pertinentes à área da segurança pública, para analisar o desempenho dos membros do conselho, discutir o desenvolvimento de atividades para mobilizar seus representantes para participação em eventos, entre outros temas. Para conhecer mais sobre a estrutura dos Conselhos Comunitários, acesse o Estatuto.