Bombeiros Militares de Maracanaú resgatam um cuandu na Pacatuba

10 de janeiro de 2021 - 19:36 # # # # # #

O animal é um cuandu, também conhecido como porco-espinho

Bombeiros Militares de Maracanaú resgataram um cuandu no Bairro Pavuna, na cidade de Pacatuba, e, o conduziram a uma área de proteção ambiental na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o animal foi deixado em seu habitat sem machucado aparente. Na manhã deste domingo (10), por volta das 09h27, a guarnição de busca e salvamento 3, da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/2ºBBM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para realizar este resgate do cuandu. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A guarnição resgatou o animal, utilizando uma escada prolongável e uma cambão (uma haste de ferro com um laço na extremidade), logo em seguida o colocaram em um recipiente e o conduziram a sua nova morada. A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo Subtenente Fernandes, comandante da guarnição, Subtenente Alexandro (Condutor), Soldado Bruno (Armador 1) e Soldado Danrley (Armador 02).

Cuandu (Porco Espinho)

Coendou prehensilis é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul, conhecido vulgarmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim.

Em 2019 o CBMCE resgatou 3.919 animais, em 2020 foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado do Ceará.